A Concorrência entre o Brasil e a China no mercado sul-africano: uma aplicação do modelo constant-market-share
Palavras-chave:
exportações brasileiras, concorrência chinesa, market-shareResumo
O forte crescimento da economia chinesa nos últimos anos foi acompanhado pelo aumento de suas necessidades por recursos naturais para atender a demanda crescente de sua indústria de base. O continente africano tem representado, nesse contexto, uma importante fonte de matérias-primas para a China, dado que este continente se apresenta como uma das últimas regiões com abundância de recursos naturais ainda pouco explorados. A presença chinesa no continente africano tem trazido consigo mudanças quanto à vinculação econômica da região com o Brasil. Diante desse cenário, o presente trabalho realiza uma análise das relações econômicas entre o Brasil e a África do Sul, maior economia da África, que representa dentro do continente africano um importante mercado para as exportações brasileiras. Neste trabalho, será feito uso do modelo constant-market-share, com o objetivo de analisar os ganhos ou perdas da competitividade do Brasil e mensurar o quanto o avanço das exportações chinesas contribuíram para as possíveis perdas do Brasil. Os resultados obtidos permitem concluir que boa parte das perdas de exportações brasileiras na África do Sul é devida aos ganhos de participação da China.Downloads
Publicado
2019-03-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright
Todo conteúdo é publicado sob a licença Creative Commons do tipo CC-BY, exceto quando especificado.
=====
Todo el contenido se publica bajo una licencia Creative Commons CC-BY, salvo que se indique lo contrario.
Todo el contenido se publica bajo una licencia Creative Commons CC-BY, salvo que se indique lo contrario.
=====
All journal content, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type CC-BY.