ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]

Autores

Palavras-chave:

concorrência, telecomunicações, banda larga, competição assimétrica, elasticidade da demanda

Resumo

ABSTRACT: Discrete-choice models were used to estimate the demand for broadband services in Brazil. Results indicate an elastic demand for fixed broadband. The demand price elasticity is greater for municipalities that rely on more than one economic group offering broadband: the monopoly will set the price for the broadband services to minimize competition between plans in the same category. Therefore, consumer’s capability to react to higher prices is reduced. In addition, the possibility of purchasing broadband services in tripleplay bundles has a positive effect on market share in those municipalities with two or more groups providing broadband services.

KEYWORDS: antitrust; telecommunications; broadband; asymmetric competition; elasticity of demand.

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RESUMO: A análise empírica estima a demanda por banda larga fixa residencial no Brasil por meio do modelo de escolha discreta Nested Logit. Os resultados indicam que a demanda é elástica. A elasticidade preço da demanda é maior para os municípios que contam com mais de um grupo econômico ofertando banda larga. Esse resultado é intuitivo na medida que um monopólio precificará os serviços de banda larga por ele ofertados de forma a minimizar a competição entre planos pertencentes a uma mesma faixa. Assim, a habilidade de o consumidor responder a preços mais altos é minorada. Além disso, a oferta dos serviços de banda larga em pacotes triple play tem efeito positivo na participação de mercado naqueles municípios que contam com a presença de mais de um grupo econômico nesse segmento.

PALAVRAS-CHAVE: concorrência; telecomunicações; banda larga; competição assimétrica; elasticidade da demanda.

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Publicado

2019-07-31