THEORETICAL BASIS FOR A METHOD OF DISTRIBUTION OF MARKET SHARE CHANGES IN INTERNATIONAL TRADE // BASE TEÓRICA PARA UM MÉTODO DE DISTRIBUIÇÃO DE MUDANÇAS DE PARTICIPAÇÕES DE MERCADO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Autores

  • Jorge Chami Batista IE-UFRJ

Palavras-chave:

trade models, international competition, market share, shift-share analysis // modelos de comércio, competição internacional, participação de mercado, análise de shift-share

Resumo

ABSTRACT: Chami’s method for calculating how much of an exporter market share change can be attributed to each competitor has regularly been applied in the literature, but has not been related to any theory yet. Here, an attempt is made to examine the trade models that can provide the theoretical foundations for the method, clarifying the assumptions underlying its results. It is shown that the method is consistent with most of the main trade models found in the literature.

RESUMO: O método desenvolvido por Chami para distribuir as participações de cada país exportador entre seus competidores em um determinado mercado tem sido aplicado na literatura, mas ainda não foi associado a qualquer teoria. Este artigo procura examinar os modelos de comércio que podem oferecer os fundamentos teóricos para o método, clarificando as suposições necessárias aos seus resultados. Mostra-se que o método é consistente com a maioria dos principais modelos de comércio encontrados na literatura.

Downloads

Publicado

2019-11-07