Fluxos de capitais e taxa de câmbio real efetiva nos países em desenvolvimento

Autores

Resumo

Este trabalho realiza uma análise teórica e uma investigação econométrica sobre as relações entre fluxos de capitais e taxa de câmbio real efetiva nos países em desenvolvimento. Usandoamostra de 63 países em desenvolvimento no período 1980-2010, serão estimadas equações para a taxa de câmbio real efetiva, incluindo, entre as variáveis explanatórias, medidas de fluxos de capitais. Os resultados sugerem que: (i) há evidências de que fluxos de capitais causam apreciação cambial; (ii) não há evidências de que o efeito dos fluxos de capitais sobre a taxa de câmbio real efetiva depende do nível de desenvolvimento institucional nos países; (iii) há evidências frágeis de que o efeito dos fluxos de capitais sobre a taxa de câmbio real efetiva depende do nível de desenvolvimento financeiro nos países, de maneira que um maior nível de desenvolvimento financeiro atenue a apreciação cambial causada pelos fluxos de capitais.

Biografia do Autor

Aderbal Oliveira Damasceno

Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.

Livia Nalesso Baptista

Doutora em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos