Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Documentos obrigatórios para a submissão:
    * Texto do Artigo (SEM identificação dos autores);
    * Carta ao Editor (título do artigo, nome dos autores, filiações, ORCID, e-mail e um breve resumo do manuscrito com tipo de estudo, objetivo e principais resultados);
    * Aprovação do Comitê de Ética (se aplicável);
    * Declaração de Autoria e Responsabilidade conforme modelo
    https://docs.google.com/document/d/1NDYppdF-J9C3LRCscYkV0unxPqdjdsWQ/edit?usp=sharing&ouid=103161673679556993907&rtpof=true&sd=true
  • A contribuição é original e inédita, em português, inglês ou espanhol e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O trabalho tem, no máximo, 7 autores.
  • Os arquivos para submissão são encaminhados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 , com as páginas numeradas a partir da folha de introdução até o final das referências, configurados em papel A4 e com as quatro margens de 2,0 cm.
  • O título, no idioma de submissão, tem, no máximo, 15 palavras, tendo a primeira letra da primeira palavra em maiúscula.
  • O resumo é apresentado no idioma de submissão e redigido na forma de resumo estruturado, com os seguintes itens: Objetivo, Método, Resultados e Conclusão, e não ultrapassam 150 palavras.
  • Apresenta entre três e cinco descritores, preferencialmente em conformidade com o DeCS ou MESH.
  • Os títulos das seções primárias estão em maiúsculo e negrito e seções secundárias em minúsculo e negrito, ambos sem numeração.
  • Estrutura do artigo (documento principal)

    Os manuscritos devem ser estruturados da seguinte forma: Título, resumo, descritores, introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão. O conteúdo do texto deve expressar contribuições do estudo para o avanço do conhecimento na saúde perinatal. Além disso, recomenda-se o uso de linguagem clara e objetiva, revisada por profissional qualificado, e evitar o uso de siglas não padronizadas e estrangeirismos.

    Para a contagem do número de palavras, deve-se desconsiderar o título, o resumo, os descritores, as ilustrações e as referências.

    Introdução: texto breve que apresente de forma clara e concisa o problema estudado, fundamentado em referencial teórico pertinente e atualizado, deixando claro a área de fronteira do conhecimento e a relevância do estudo. Ao final, devem-se apresentar os objetivos da pesquisa.
    Métodos: definir tipo de estudo, local e período em que a pesquisa foi realizada. Apresentar fonte de dados, delimitando, no caso da população estudada, os critérios para inclusão e exclusão e seleção do número de sujeitos. Detalhar procedimentos de coleta e fundamentos da análise de dados, incluindo o conteúdo dos instrumentos de coleta de dados. Pesquisas realizadas no Brasil devem explicitar cuidados éticos, informando aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para pesquisas com seres humanos e número de aprovação da pesquisa em comitê de ética em pesquisa. Autores estrangeiros devem informar os procedimentos adotados no país de origem da pesquisa. No caso de uso de softwares, indicar a versão, nome do desenvolvedor responsável e país de origem.

    Resultados: devem ser apresentados de forma clara e objetiva, sem incluir interpretações ou comentários pessoais. Resultados expressos em tabelas e figuras são encorajados, mas deve-se evitar a repetição das informações em forma de texto. Tanto para pesquisas quantitativas e qualitativas devem ser, necessariamente, apresentados separadamente da discussão.

    Discussão: deve ser concebida a partir dos dados e resultados obtidos, enfatizando as inovações decorrentes da investigação e evitando a repetição de informações apresentadas em seções anteriores (introdução, método e resultados). Todos os resultados devem ser discutidos, apoiados em referencial teórico estritamente pertinente, atualizado e que permita identificar diálogo com outras pesquisas já publicadas. Ao final da discussão apresentar as limitações do estudo.

    Conclusão: texto articulado a partir dos objetivos do estudo, fundamentado nas evidências encontradas com a investigação. Deve mostrar claramente o alcance do estudo por meio de conclusões gerais que possam ser detalhadas e fundamentadas ao longo do item. Apresentar as lacunas decorrentes da realização da investigação, mostrando potenciais aspectos para pesquisas futuras. Generalizações, quando pertinentes, são incentivadas.



  • As referências seguem o estilo Vancouver, majoritariamente (70%) de artigos em periódicos e dos últimos cinco anos. Não há limite para número de referências.
  • Na citação textual das referências, os nomes dos autores citados foram substituídos por sua codificação numérica, sobrescrito e SEM parênteses, conforme foram citados no texto. Não devem ser utilizadas expressões do tipo  "De acordo com..."
  • Número máximo de tabelas e figuras: 5.
    As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf;
    Os títulos de tabelas devem ser concisos e precisos indicando o local do estudo e ano a que se referem os dados e apresentados acima da tabela.
    Os títulos das figuras devem ser concisos, precisos e apresentados acima das figuras.
  • Exemplos de como referenciar na REMSP -

    Autoria: para trabalhos com até 6 autores, cite todos os autores, separados por vírgula. Para mais de 6 autores, cite os 3 ou 6 primeiros, seguidos de "et al.".

    Exemplo: até 6 autores – Rezende Filho JF, Braga A, Amim Junior J, Pereira MN, Amorim M, Nomura R.

    As indicações de editores, organizadores e coordenadores devem ser apresentadas em inglês: editor(s), organizador(s), coordenador(s).

    Livro - completo:
    Rezende Filho JF. Rezende Obstetrícia. 15. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.

    Capítulo de Livro:
    Corrêa Jr MD, Osanan GC. Placenta prévia, acretismo placentário e vasa prévia. In: Rezende Filho JF. Rezende Obstetrícia. 15. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. p. 356-66.

    Artigo:
    Silva, A.; Oliveira, B. Introdução à pesquisa científica. Rev. Bras. Saúde. 2024; 12(3): 10-20.

    Organização Mundial da Saúde. Mulheres e saúde: evidências de hoje: agenda de amanhã [Internet]. Geneva: OMS; 2009 [citado 2025 Abr 15]. 92 p. Disponível em: ttps://www.who.int/eportuguese/publications/Mulheres_Saude.pdf

    Trabalhos acadêmicos :
    Querido, DL. Construção e validação do subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: CIPE para o recém-nascido prematuro [tese]. Rio de janeiro: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro; 2021. 288 p.

    Trabalhos acadêmicos online:
    Querido, DL. Construção e validação do subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: CIPE para o recém-nascido prematuro [tese na Internet]. Rio de janeiro: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro; 2021 [citado 2025 abr 15] . 288 p. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/51/teses/930147.pdf.

    Trabalho publicado em Anais (Eventos):
    Cunha PO, Michel RC, Ferreira R, Scarcella CR, Damante CA, Zangrando MS. Avaliação do efeito da fototerapia com laser no crescimento de fibroblastos gengivais de pacientes com Síndrome de Down. In: Anais do 27th Congresso Brasileiro de Periodontologia [Internet]; 2017 Apr 19-22; São Paulo, SP. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Periodontologia; 2017 [citado 2025 Abr 15]. [Paper 149/1085-0]. Disponível em: https://www.passgroup.com.br/hotsite2/site/default.asp? TroncoID=518080&SecaoID=937153&SubSecaoID=&Template=../../asp/hotsite2/AnaisTrabalh oArquivo.asp&id=149/1085-0&Formato=Resumo

    Documentos legislativos:
    Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil [Internet]. Brasília, DF: Senado Federal; 2016 [cited 2023 Sept 22]. 496 p. Available from: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

    Brasil. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União. 2018 Aug 15;155(157 seção 1):59-64
    Macaé (RJ). Lei Municipal 4889/2022. Ficam as maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do município de Macaé, obrigados a permitir a presença de doulas [...]. Macaé: Prefeitura Municipal de Macaé; 2022 [citado 2025 Abr 15]. Disponível em: https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_documentos/norma_juridica/12147_texto_integral.pdf

    Rio de Janeiro (Estado). Lei complementar nº 128, de 26 de junho de 2009. Altera a redação do inciso III do artigo 19 do decreto-lei Nº 220, de 18 de julho de 1975, [...] [Internet]. 2018 Dec 15 [cited 2025 Abr. 15]. Disponível em: http://dobuscadireta.imprensaoficial.com.br/default.aspx? DataPublicacao=20181215&Caderno=Legislativo&NumeroPagina=3

    Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM nº 2.180/2018. Estabelece os dados de médicos que devem ser disponibilizados em consultas eletrônicas relacionadas aos registros dos profissionais médicos inscritos no Sistema Conselhos de Medicina e dá outras providências. [Internet]. 2018 Sept 19 [citado 2025 Abr. 15]; 155(181 seção 1):128.

    Vídeos:
    Petrucci O, Simon-lee R. Heart tansplantation for a failed Fontan [Internet]. [place unknown]: CTSNet; 2018 [citado 2025 Abr 15]. Video: 7 min. Disponível em : https://figshare.com/articles/media/Heart_Transplantation_for_a_Failed_Fontan/7342751 doi: 10.25373/ctsnet.7342751.v1.

    Website :
    World Health Organization [Internet]. Geneva: WHO; c2023 [citado 2025 Abr 15]. Disponível em: https://www.who.int/.
  • Coleta de dados
    Artigos de revisão - últimos 2 anos;
    Artigos científicos - últimos 3 anos.
  • No momento da submissão, os artigos de revisão devem ser enquadrados na seção "artigos científicos".

Diretrizes para Autores

REMSP tem periodicidade semestral. Publica dois números por volume/ano. Tem como secções:

A Secção Editorial é de responsabilidade do Gerente da Revista, traz uma síntese dos trabalhos presentes no número, todas as demais seções são abertas à submissão.

Os Artigos Científicos - Investigação baseada em dados empíricos, que utilize metodologia científica.  Os manuscritos devem ser estruturados da seguinte forma: Título, resumo, descritores, introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão. O conteúdo do texto deve expressar contribuições do estudo para o avanço do conhecimento na Saúde Perinatal. Além disso, recomenda-se o uso de linguagem clara e objetiva, revisada por profissional qualificado, e evitar o uso de siglas não padronizadas e estrangeirismos. Pode conter até 4.500 palavras, sem contar o conteúdo de ilustrações (quadros, fotografias, tabelas, e referências), o título, o resumo, os descritores e as referências.

  • Introdução: texto breve que apresente de forma clara e concisa o problema estudado, fundamentado em referencial teórico pertinente e atualizado, deixando claro a área de fronteira do conhecimento e a relevância do estudo. Ao final, devem-se apresentar os objetivos da pesquisa. 
  • Métodos: definir tipo de estudo, local e período em que a pesquisa foi realizada. Apresentar fonte de dados, delimitando, no caso da população estudada, os critérios para inclusão e exclusão e seleção do número de sujeitos. Detalhar procedimentos de coleta e fundamentos da análise de dados, incluindo o conteúdo dos instrumentos de coleta de dados. Pesquisas realizadas no Brasil devem explicitar cuidados éticos, informando aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para pesquisas com seres humanos e número de aprovação da pesquisa em comitê de ética em pesquisa. Autores estrangeiros devem informar os procedimentos adotados no país de origem da pesquisa. No caso de uso de softwares, indicar a versão, nome do desenvolvedor responsável e país de origem.

  • Resultados: devem ser apresentados de forma clara e objetiva, sem incluir interpretações ou comentários pessoais. Resultados expressos em tabelas e figuras são encorajados, mas deve-se evitar a repetição das informações em forma de texto. Em pesquisas quantitativas e qualitativas devem ser, necessariamente, apresentados separadamente da discussão. 

  • Discussão: deve ser concebida a partir dos dados e resultados obtidos, enfatizando as inovações decorrentes da investigação e evitando a repetição de informações apresentadas em seções anteriores (introdução, método e resultados). Todos os resultados devem ser discutidos, apoiados em referencial teórico estritamente pertinente, atualizado e que permita identificar diálogo com outras pesquisas já publicadas. Ao final da discussão apresentar as limitações do estudo. 

  • Conclusão: texto articulado a partir dos objetivos do estudo, fundamentado nas evidências encontradas com a investigação. Deve mostrar claramente o alcance do estudo por meio de conclusões gerais que possam ser detalhadas e fundamentadas ao longo do item. Apresentar as lacunas decorrentes da realização da investigação, mostrando potenciais aspectos para pesquisas futuras. Generalizações, quando pertinentes, são incentivadas.

Artigo de Revisão: sintetiza de forma crítica e sistematizada a literatura sobre o conhecimento produzido acerca de um determinado tema. Estão incluídos nesta categoria: revisão integrativa, revisão sistemática e revisão de escopo. O método utilizado deve ser descrito de forma minuciosa, indicando o processo de busca em base de dados, os critérios utilizados para a seleção e a classificação dos estudos primários incluídos. O rigor na condução da investigação deve ser norteado por pergunta relevante para a área de enfermagem e/ou áreas afins e refletir na produção de conhecimento inovador. Recomenda-se o uso do checklist e fluxograma conforme os critérios Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA Limitado a 4.500 palavras, sem contar o conteúdo das ilustrações (quadros, fotografias, tabelas, entre outros, limitadas a cinco) e as referências.

Relato de experiência: consiste na apresentação crítico-reflexiva de uma experiência vivida e os insights a partir dela produzidos, que, no diálogo com a literatura, pode contribuir com a construção ou avanço de conhecimento em uma determinada área do saber. Nesse tipo de produção do conhecimento três elementos centrais se articulam: a vivência, o embasamento científico e a reflexão crítica. Pode conter até 4.500 palavras, sem contar o conteúdo de ilustrações (quadros, fotografias, tabelas, e referências), o título, o resumo, os descritores e as referências.

Para artigos do tipo relato de experiência acessar o modelo https://docs.google.com/document/d/15RH6Nj3O3V-VZlVhNkWU3Zn96V5KNQ4taNMlMeeJVn4/edit?usp=sharing

Observação 1: Consequências do plágio - Rejeição imediata do artigo e banimento de futuras submissões à revista.

Artigos Científicos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.