A construção das identidades indisciplinares/indisciplinadas de um linguista aplicado: uma reflexão autoetnográfica

Autores

Palavras-chave:

identidades, indisciplinaridade, livro didático, ensino de inglês

Resumo

Considerando a minha própria história de vida como linguista aplicado, esse artigo retoma como o tema das “identidades” adentrou e passou a fazer parte da minha vida profidsional e acadêmica. Ainda antes de entrar para o mestrado, ministrando uma aula de inglês como língua estrangeira apoiada em um livro didático global, um texto me incomodou e despertou em mim reflexões ainda não embasadas teoricamente. O texto em questão foi o início da minha história como linguista aplicado e do meu interesse teórico por identidades, especialmente as indisciplinares. Neste artigo, sistematizo algumas reflexões sobre o conceito de identidade que vêm me orientando ao longo dos últimos anos. Ao final, apresento uma proposta de como eu mesmo, 20 anos depois, abordo a questão das identidades em um livro didático para o ensino de inglês de minha autoria.

Biografia do Autor

Rogério Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É ainda Coordenador de Graduação dos cursos de Letras Anglo-germânicas na instituição. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID-CAPES na instituição e atualmente é coordenador pedagógico de Inglês do programa Inglês sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC). É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores. Vem atuando na Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) desde 2012, tendo ocupado os cargos de tesoureiro (2012-2013 e 2016-2017) e vice-presidente (2014-2015 e 2018-2019).

Referências

ABBUD, S. Cultura, culturas e ensino de línguas estrangeiras. Revista Interfaces, Rio de Janeiro, ano 4, n. 5, p. 45-56, out. 1998.

ANDERSON, B. Imagined communities: reflections on the origin and spread of nationalism. Verso: London, New York: Verso, 1983.

AUSTIN, J. [1962] Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BARTH,. F. Lês gruops ethniques et leurs frontiers. In: POUTIGNAT, S. F. Théories de l’ethnicité, Paris: PUF, p. 203-249, 1969.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999a.

BAUMAN, Z. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999b.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BRADLEY, H. Fractured identities. Cambridge: Polity Press, 1996.

BRUNER, J. Making stories: law, literature, life. Cambridge: Harvard University Press, 2003.

BUTLER, J. [1990] Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CALHOUN, C. Multiculturalismo e nacionalismo, ou por que sentir-se em casa não substitui o espaço póblico. In: MENDES, C.; SOARES, L. E. (Eds.). Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 200-228.

CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CESNIK, F. S.; BELTRAME, P. A. Globalização da cultura. Barueri: Manole, 2005.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

CLIFFORD, J. The predicament of culture. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1998.

CRYSTAL, D. English as a global language. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999.

DAMATTA, R. Globalização e identidade nacional: considerações a partir da experiência brasileira. In: MENDES, C.; SOARES, L. E. (Eds.). Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 168-181.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FRIDMAN, M. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

GIDDENS, A. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

GIDDENS, A. Risco, confiança, reflexividade. In: GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997a. p. 219-234.

GIDDENS, A. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997b. p. 73-133.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1990.

GRADDOL, D. English next. London: British Council. 2006.

HALL, S. [1992]. A identidade cultural na pós-modernidade. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

JAMESON, F. Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

KACHRU, B. Standards, codification and sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. In: QUIRK, R.; WIDDOWSON, H. (Eds.). English in the world: teaching and learning the language and literatures. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. p. 11-30.

KRAMSCH, C. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

KRAMSCH, C. The cultural discourse of foreign language textbooks. In: SINGERMAN, A. (Ed.). Toward a new integration of language and culture. Middlebury, VT: Northeast Conference on the Teaching of Foreign Languages, 1988. p. 63-88.

KUMARAVADIVELU, B. Applied linguistics in the global age: a postmodern / postcolonial perspective. São Paulo: PUC/SP, 13 de outubro de 2004. Conferência apresentada no VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada.

LACLAU, E. New reflections on the resolution of our time. Londres: Verso, 1990.

LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 7-34.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.

MATTELART, A. Diversidade cultural e mundialização. São Paulo: Parábola, 2005.

MERCER, K. Welcome to the jungle: identity and diversity in postmodern politics. In: RUTHERFORD, J. (Ed.). Identity: community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, 1990. p. 43-71.

MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada (IN)diasciplinar. São Paulo: Parábola editorial, 2006.

MOITA LOPES, L. P. (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MOITA LOPES, L. P. Stories through which we are woven: constructing masculinity in the language classroom. Tokyo, mimeo, 1999. Trabalho apresentado no XII World Congress of Applied Linguistics.

MOITA LOPES, L. P. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 303-330.

MOUFFE, C. Identidade democrática e política pluralista. In: MENDES, C.; SOARES, L. E. (Eds.). Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 410-430.

NORTON, B. Identity and language learning: gender, ethnicity and educational change. London: Pearson Education, 2000.

NORTON, B; TOOHEY, K. Identity and language learning. In: KAPLAN, R. (Ed.). The Oxford handbook of Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2002. p. 115-123.

PENNYCOOK, A. Global Englishes and transcultural flows. London: Routledge, 2007.

RAJAGOPALAN, K. O discurso da Lingüística Aplicada e a construção da identidade do pesquisador. São Paulo: PUC/SP, 11 de outubro de 2004. Conferência apresentada no VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada.

RITZER, G. The macdonaldization of society. Thousand Oaks: Pine Forge, 1995.

ROBERTS, C. et al. Language learners as ethnographers. Clevedon: Multilingual Matters, 2001.

ROBERTSON, R. Valores e globalização: comunitarismo e globalidade. In: MENDES, C.; SOARES, L. E. (Eds.). Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 76-102.

ROBERTSON, R. Globalization: social theory and global culture. London: Sage, 1992.

SARUP, M. Identity, culture and the postmodern world. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1996.

SENNETT, R. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Record, 1999.

SOARES, L. E. Globalização como deslocamento de relações intraculturais. In: MENDES, C.; SOARES, L. E. (Eds.). Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 379-409. p. 379-409.

SOARS, J.; SOARS, L. New Headway English Course Intermediate. Oxford: Oxford University Press, 1996.

SOUZA SANTOS, B. Os processos da globalização. In: SANTOS, B. S. (Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25-102.

SWALES, J. Genre analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

TILIO, R. Voices plus 1. Manual do professor. São Paulo: Richmond, 2016.

VELHO, O. Globalização: objeto, perspectiva, horizonte. In: MENDES, C.; SOARES, L. E. (Eds.). Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001.

VICENTINI, L.; ZANARDI, J. Entrevista com Roxane Rojo, professora do Departamento de Linguística Aplicada da UNICAMP. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 21, jul.-dez. 2015. p.329-339. Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num21/entrevista/Palimpsesto21entrevista01.pdf >. Acesso em 30 de março de 2018.

VOLOCHINOV, V. [1929]. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

WEEKS, J. The value of difference. In: RUTHERFORD, J. (Ed.). Identity: community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, 1990. p. 88-100.

WOODWARD, K. Concepts of identity and difference. In: WOODWARD, K. (Ed.). Identity and difference. London: Sage, 1997. p. 1-61.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos