O Twitter como lócus de performances dissidentes de feminilidade

Autores

Palavras-chave:

etnografia na internet, linguística queer, twitter, performances.

Resumo

A partir da participação na rede social Twitter, analisam-se as performances discursivas dissidentes de gênero e sexualidade ali encenadas por adolescentes e jovens mulheres. Este estudo, portanto, caracteriza-se como uma etnografia na internet, situada no campo da linguística queer. Entendendo que a linguagem é social e política, analisa-se como essas meninas e jovens adentram disputas discursivas sobre o conceito de feminilidade naturalizado pela matriz heterossexual, conforme definida por Butler. As maneiras dissidentes como performam seus desejos e afetos colocam em xeque o limite para elas imposto dentro dessa matriz de inteligibilidade humana, indicando que a internet pode ser um lugar de desafiar normas regulatórias e (re)desenhar quem somos ou podemos ser.

Biografia do Autor

Luciana Lins Rocha, Colegio Pedro II

Graduação em Letras, português-inglês, pela Faculdade de Letras da UFRJ (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2013) no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ. Já atuou nas redes privada e estadual de ensino como professora de inglês. Atualmente é professora titular do departamento de inglês do colégio Pedro II, integrando o Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade e sendo responsável pelo Núcleo de Estudos e Ações em Gênero (NEAG) do campus São Cristóvão III

Referências

BORBA, R. (2015) Linguística queer: uma perspectiva pós-identitária para os estudos da linguagem. Revista Entrelinhas – Vol. 9, n. 1 (jan./jun.)

BUTLER, J. (1997) Excitable speech: a politics of the performative. Nova Iorque: Routledge.

------. (2007 [1990]) Gender Trouble. Londres: Routledge.

------. (2009) Frames of War. When is life grievable? Nova Iorque: Verso.

DA SILVA ESPÍNDOLA, H. (2017) Quem pode "dar um rolé" no shopping? - a performatividade das falas do rolezinho na cidade do Rio de Janeiro. Tese de doutorado defendida no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ.

GUIMARÃES, T. F. (2014) Embates entre Performances Corpóreo-Discursivas em trajetórias textuais: uma etnografia multissituada. Tese de Doutorado defendida no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ.

HINE, C. (2015) Etnography for the internet: Embedded, embodied, everyday. Londres: Bloomsbury Academic.

JAGOSE, A.M. (1996). Queer. In: ---. Queer Theory: an introduction. Nova Iorque: New York University Press. pp. 72-100.

LOURO, G. L. (2004). Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica.

MOITA LOPES, L. P. da (2006a) Queering Literacy Teaching: Analyzing Gay-Themed Discourses in a Fifth-Grade Class in Brazil. In: Journal of Language, Identity, and Education. 5(1), pp. 32-50. Lawrence Erlbaum Associates, Inc.

------. (2006b) On being white, heterosexual and male in a Brazilian school: multiple positionings in oral narratives. In: DE FINNA, A.; SHIFFRIN, D.; BAMBERG, M. (eds.) Discourse and Identity. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 288-313.

------. (2006c) “Falta homem até para homem”: a construção da masculinidade hegemônica no discurso midiático. In: HERBELE, V. M.; OSTERMANN, A. C.; FIGUEIREDO, D. de C. (orgs.) Linguagem e gênero no trabalho, na mídia e em outros contextos. Florianópolis: Editora da UFSC. pp. 131-157.

------. (2008) Gêneros e sexualidades nas práticas discursivas contemporâneas: desafios em tempos queer In: SILVA, A. de P. D. da. (org.) Identidades de Gênero e práticas discursivas. Campina Grande: EDUEP. pp. 13-19.

------. (2009) Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Revista Gragoatá. Niterói, n. 27, p. 33-50, sem. 2009.

PENNYCOOK, A. (2007) Global Englishes and Transcultural Flows. Nova Iorque: Routledge.

SILVA, J. P. de L.; Silveira, E. L.; Costa, L. C. S. (2016). A teoria Queer e os muros da escola: tessituras entre práticas e (des)normalizações. Textura, v. 18 n.38, set./dez.

SULLIVAN, N. (2003). A critical introduction to queer theory. Nova Iorque: New York University Press.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos