“Não me sentia feliz porque eu não podia ser quem eu era”: o conflito identitário de uma fiel de uma igreja evangélica inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Identidade. Igreja Tradicional. Igreja Inclusiva. Narrativas. Histórias de Vida.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar em uma narrativa oral o conflito identitário de uma ex-fiel de uma igreja evangélica tradicional, recém-chegada à uma igreja evangélica inclusiva. A presente pesquisa é norteada pela abordagem da construção da identidade (WOODWARD; HALL, 2003, HALL, 2014, MENDONZA-DENTON, 2002, DE FINA, 2003), partindo da ideia de que as identidades individuais e coletivas estão sendo constantemente negociadas e renegociadas através de interações sociais, ambas expressas e constituídas por meio do diálogo. Nesse sentido, a identidade não é fixa ou unitária, pois diferentes tipos de identidade podem ser experimentados, em contextos diferentes.Como ferramenta metodológica e aporte de geração de dados realizo uma entrevista semiestruturada e para análise utilizo as contribuições da narrativa laboviana (LABOV, 1972) e das histórias de vida (LINDE, 1993), uma vez que ao narrar sua história o indivíduo constrói e reconstrói sua identidade.

Referências

BASTOS, Liliana Cabral. “Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais- uma introdução ao estudo da narrativa”. In: Calidoscópio. Vol. 3, n.2, p.74-87, 2005.

DE FINA, A. “Crossing borders: time, space, and disorientation in narrative”. Narrative Inquiry, v 13, n.2, p. 1-25, 2003.

GOMES, Gysele da Silva Colombo. Narrativas de professores e identidades coconstruídas discursivamente em um curso de formação continuada norteado pela prática exploratória. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2014.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guaciara Lopes Louro. Rio de Janeiro, Lamparina, 2014.

LABOV, William. Language in the Inner City. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

LINDE, Charlotte. Life Stories: the creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.

NATIVIDADE, Marcelo. “Uma homossexualidade santificada? Etnografia de uma comunidade inclusiva pentecostal”. In: SCIELO, Religião e Sociedade, vol.30, n2: Rio de Janeiro, 2010.

SPYER, Juliano. Povo de Deus: quem são os evangélicos e por que eles importam. São Paulo: Geração Editorial, 2020.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz T. da (Org); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn, Identidade e diferença - a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, Editora Vozes, 2003

Downloads

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos