O Movimento Negro Educador: um contra-arquétipo da branquitude
Resumo
Ana Karina Moreira Godoy conversa com Branca Falabella Fabrício sobre a decolonialidade como processo histórico, epistêmico e subjetivo contínuo, articulando-a ao Movimento Negro Educador como força política, pedagógica e transformadora. Dialogando com os estudos decoloniais e com Frantz Fanon, a pesquisadora discute como a colonialidade persiste nas instituições, nas relações sociais e na subjetividade, especialmente por meio da invisibilização da branquitude como posição de poder. Nesse contexto, o Movimento Negro Educador, conforme formulado por Nilma Lino Gomes, é compreendido como um sujeito político e epistêmico que produz conhecimentos emancipatórios enraizados na experiência histórica e coletiva da população negra, extrapolando os limites da educação formal e atuando na reeducação da sociedade e do Estado. A partir da psicologia analítica junguiana, a autora propõe compreender o movimento como um contra-arquétipo da branquitude, capaz de confrontar os complexos raciais e culturais que sustentam hierarquias e violências naturalizadas. O racismo é analisado não apenas como estrutura institucional, mas como força psíquica 1 Esta conversa foi realizada no âmbito de dois projetos institucionais, em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ – PIPGLA/UFRJ em outubro de 2025, a saber: 1) O movimento negro educador: discursos, práticas e saberes afrodiaspóricos em circulação na América Latina - Projeto de cooperação Internacional apoiado pelo CNPq, processo: 441968/2023-6; e 2) “Educação Transformadora: Antirracismo, Interseccionalidade e Justiça Social na América Latina” - Edital MCTI/CNPq/SECTICS/MS/CAPES/FAPs No 46/2024 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, INCT. A conversa foi transmitida ao vivo pelo YouTube. https://www.youtube.com/live/SoLck0r7mWE?si=fDzmlrsHJKWQZP-r. A sua reprodução aqui amplia e aprofunda a reflexão original. 2 Universidade de la República, Uruguai – UDELAR ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2965-9546 Email: psicanamoreira@gmail.com 3 Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0006-9924 Email:brancaff@letras.ufrj.br RILA - Volume. 06 Número.01 2025 ISSN 2674-9610 2 https://revistas.ufrj.br/index.php/rila/index internalizada, geradora de trauma, alienação e endorracismo. A articulação de decolonialidade, psicologia analítica e pedagogias afrocentradas indica que o Movimento Negro Educador, além de promover um processo de individuação coletiva, rompe com a lógica colonial de dominação e inaugura outras formas de existir, conhecer e educar, orientadas pela reparação histórica, pela afrocentralidade e pela re-humanização das relações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).