Práticas de Contabilidade de Custos: Uma Investigação nas Indústrias Paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i1.13120Abstract
O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas de contabilidade de custos em quatorze indústrias paranaenses. São abordados os aspectos teóricos relacionados à contabilidade de custos e confrontados com as informações de custos para custear produtos para formação de estoques e determinação de lucros, custos para controle e custos para tomada de decisão com as práticas de contabilidade de custos adotadas pelas indústrias investigadas. Apresenta o perfil dos respondentes e das indústrias investigadas e descreve as suas práticas de contabilidade de custos. Verifica que as indústrias paranaenses utilizam a contabilidade de custos tanto para custear produtos para formação de estoques e determinação de lucros (função mais tradicional) quanto para fins de controle e tomada de decisão. Conclui que as informações de custos para as indústrias investigadas são relevantes no auxílio à contabilidade gerencial nas suas funções de planejamento, controle e tomada de decisão. Por fim, destaca que as conclusões apresentadas neste estudo estão limitadas ao tamanho da amostra e aos critérios de seleção da mesma.Downloads
Published
2010-01-28
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.