Práticas de Contabilidade de Custos: Uma Investigação nas Indústrias Paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i1.13120Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas de contabilidade de custos em quatorze indústrias paranaenses. São abordados os aspectos teóricos relacionados à contabilidade de custos e confrontados com as informações de custos para custear produtos para formação de estoques e determinação de lucros, custos para controle e custos para tomada de decisão com as práticas de contabilidade de custos adotadas pelas indústrias investigadas. Apresenta o perfil dos respondentes e das indústrias investigadas e descreve as suas práticas de contabilidade de custos. Verifica que as indústrias paranaenses utilizam a contabilidade de custos tanto para custear produtos para formação de estoques e determinação de lucros (função mais tradicional) quanto para fins de controle e tomada de decisão. Conclui que as informações de custos para as indústrias investigadas são relevantes no auxílio à contabilidade gerencial nas suas funções de planejamento, controle e tomada de decisão. Por fim, destaca que as conclusões apresentadas neste estudo estão limitadas ao tamanho da amostra e aos critérios de seleção da mesma.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.