A Comunicação Organizacional como Agente Potencializador da Responsabilidade Social Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i2.13132Abstract
O presente trabalho busca apontar a importância da comunicação organizacional como instrumento facilitador no processo de gestão empresarial. A análise parte de pressupostos teóricos, aplicando o estudo da comunicação a ações de responsabilidade social praticadas por organizações privadas com vistas ao desenvolvimento da sociedade. Para isso, nos apoiaremos em idéias desenvolvidas por Margarida Kunsch e Gaudêncio Torquato, dois dos grandes nomes dessa vertente comunicacional, além de estudos que abordam temas como governança, filantropia, transparência e responsabilidade social. A idéia não é explorar a comunicação organizacional pelo aspecto do marketing empresarial, nem discutir se as ações de responsabilidade social implementadas pelas empresas possuem ou não interesses mercadológicos. O que pretendemos aqui é discutir a importância dessas ações refletindo, sobretudo, sobre como a comunicação pode contribuir nesse processo.Downloads
Published
2010-01-28
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.