A Comunicação Organizacional como Agente Potencializador da Responsabilidade Social Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i2.13132Resumo
O presente trabalho busca apontar a importância da comunicação organizacional como instrumento facilitador no processo de gestão empresarial. A análise parte de pressupostos teóricos, aplicando o estudo da comunicação a ações de responsabilidade social praticadas por organizações privadas com vistas ao desenvolvimento da sociedade. Para isso, nos apoiaremos em idéias desenvolvidas por Margarida Kunsch e Gaudêncio Torquato, dois dos grandes nomes dessa vertente comunicacional, além de estudos que abordam temas como governança, filantropia, transparência e responsabilidade social. A idéia não é explorar a comunicação organizacional pelo aspecto do marketing empresarial, nem discutir se as ações de responsabilidade social implementadas pelas empresas possuem ou não interesses mercadológicos. O que pretendemos aqui é discutir a importância dessas ações refletindo, sobretudo, sobre como a comunicação pode contribuir nesse processo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.