A Municipalização, Consolidação e Crise dos Serviços de Saneamento de Itabuna/BA: A Emergência de um Pacto Cooperativo

Âgela Gordilho Barbosa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar como se processa a municipalização e consolidação da gestão local do saneamento de Itabuna e analisar a gestão da crise do setor a partir da emergência de um pacto cooperativo, representado pela articulação de uma gestão local do saneamento e um novo arranjo institucional que se instala na região, com a criação do CBHL - Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste. Ao se fazer uma reflexão em torno da descentralização das políticas públicas no Brasil, salienta-se a participação de novos atores na formulação e implementação das políticas locais que são também influenciadas pelas novas formas de relações intergovernamentais e pactos de integração multi-setoriais. No caso específico do setor saneamento verifica-se a introdução de arranjos institucionais que conformam novos acordos que tendem a sugerir a reconfiguração das práticas de gestão dos governos locais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v3i1.13141

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.