Transnacionais Brasileiras: Motivadores e Resultados do Processo de Internacionalização da Vale

Authors

  • José Dario da Conceição Menezes IBMEC-RJ
  • Luiz Alberto Nascimento Campos Filho IBMEC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i1.13172

Abstract

Os estudos sobre estratégias de internacionalização de empresas vêm merecendo atenção crescente tanto das organizações quanto da academia, graças à importância delas no espectro de globalização e competitividade. O presente trabalho analisa o processo de internacionalização das três principais empresas mundiais de mineração, seus motivadores, estratégias e resultados, e verifica se o modelo utilizado apresenta relação com uma escola específica (européia, americana, japonesa ou países do BRIC), ou ainda, se foi adotado um modelo híbrido, que conjugaria as melhores práticas existentes. É realizada, em particular, a análise da internacionalização da Vale, empresa privada brasileira, com base em estudo longitudinal desde a fundação em 1942 até 2008. Para tanto foi realizada pesquisa acadêmica na literatura nacional e internacional e uma pesquisa de campo com a participação de 28 executivos que acompanham o processo de internacionalização da Vale. O resultado da pesquisa indicou a “vantagem competitiva relacionada a extração de commodities” e “foco na liderança global de sua categoria” respectivamente como os principais motivadores e estratégias empregadas na internacionalização estudada, além da verificação de um modelo híbrido de internacionalização. Foram formuladas recomendações estratégicas que visam o fortalecimento da empresa no segmento de mineração, que se encontra em franco processo de consolidação.

Published

2010-01-28

Issue

Section

Artigos