Transnacionais Brasileiras: Motivadores e Resultados do Processo de Internacionalização da Vale
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i1.13172Resumo
Os estudos sobre estratégias de internacionalização de empresas vêm merecendo atenção crescente tanto das organizações quanto da academia, graças à importância delas no espectro de globalização e competitividade. O presente trabalho analisa o processo de internacionalização das três principais empresas mundiais de mineração, seus motivadores, estratégias e resultados, e verifica se o modelo utilizado apresenta relação com uma escola específica (européia, americana, japonesa ou países do BRIC), ou ainda, se foi adotado um modelo híbrido, que conjugaria as melhores práticas existentes. É realizada, em particular, a análise da internacionalização da Vale, empresa privada brasileira, com base em estudo longitudinal desde a fundação em 1942 até 2008. Para tanto foi realizada pesquisa acadêmica na literatura nacional e internacional e uma pesquisa de campo com a participação de 28 executivos que acompanham o processo de internacionalização da Vale. O resultado da pesquisa indicou a “vantagem competitiva relacionada a extração de commodities” e “foco na liderança global de sua categoria” respectivamente como os principais motivadores e estratégias empregadas na internacionalização estudada, além da verificação de um modelo híbrido de internacionalização. Foram formuladas recomendações estratégicas que visam o fortalecimento da empresa no segmento de mineração, que se encontra em franco processo de consolidação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.