Heurísticas e Práticas Orçamentárias: um estudo experimental

Raimundo Nonato Lima Filho, Adriano Leal Bruni, Marcio Santos Sampaio, José Bernardo Cordeiro Cordeiro Filho, César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior

Resumo


Este trabalho procurou investigar a presença de heurísticas em práticas relacionadas ao orçamento. Como hipótese inicial deste trabalho, foi destacada a existência da utilização de heurísticas nos processos orçamentários, analisando a alteração no nível deste viés, de acordo com o nível de envolvimento dos indivíduos. A segunda hipótese da pesquisa sustentou que profissionais com maior nível de envolvimento com as atividades orçamentárias deveriam estar mais treinados no exercício da racionalidade, revelando uma menor presença de vieses cognitivos. Para isso, foi realizado um experimento envolvendo 99 estudantes de cursos de pós-graduação em Salvador -- Bahia. Os achados apontaram a ocorrência expressiva de heurísticas nas simulações propostas pelo instrumento de pesquisa. Adicionalmente, as evidências indicaram que, quanto maior o nível de envolvimento com as práticas relacionadas ao processo orçamentário maior a utilização de heurísticas pelos respondentes. Os resultados deste trabalho legitimam os resultados de outras pesquisas empíricas nesta área, sinalizando para a necessidade de um aperfeiçoamento acerca da compreensão de falhas cognitivas existentes nos processos decisórios relacionados ao orçamento empresarial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i1.13190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.