Heurísticas e Práticas Orçamentárias: um estudo experimental
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i1.13190Resumo
Este trabalho procurou investigar a presença de heurísticas em práticas relacionadas ao orçamento. Como hipótese inicial deste trabalho, foi destacada a existência da utilização de heurísticas nos processos orçamentários, analisando a alteração no nível deste viés, de acordo com o nível de envolvimento dos indivíduos. A segunda hipótese da pesquisa sustentou que profissionais com maior nível de envolvimento com as atividades orçamentárias deveriam estar mais treinados no exercício da racionalidade, revelando uma menor presença de vieses cognitivos. Para isso, foi realizado um experimento envolvendo 99 estudantes de cursos de pós-graduação em Salvador -- Bahia. Os achados apontaram a ocorrência expressiva de heurísticas nas simulações propostas pelo instrumento de pesquisa. Adicionalmente, as evidências indicaram que, quanto maior o nível de envolvimento com as práticas relacionadas ao processo orçamentário maior a utilização de heurísticas pelos respondentes. Os resultados deste trabalho legitimam os resultados de outras pesquisas empíricas nesta área, sinalizando para a necessidade de um aperfeiçoamento acerca da compreensão de falhas cognitivas existentes nos processos decisórios relacionados ao orçamento empresarial.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.