Presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas Grandes Empresas Áreas Brasileiras

Sabrina Nascimento, Alexandre Matos Pereira, Rony Petson Santana Souza, Irani Rocha, Denise Del Prá Netto Machado

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar os Artefatos Concretos da Cultura Organizacional operacionalizados por Machado (2004) nos Relatórios Anuais e Balanço Social das grandes empresas aéreas brasileiras. A metodologia adotada na consecução do presente estudo teve como base um estudo de múltiplos casos de duas grandes empresas aéreas TAM S/A e GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A escolhidas de forma intencional em detrimento da acessibilidade das informações. Assim, a pesquisa configura-se como descritiva por meio de uma abordagem documental e quantitativa. Realizou-se a análise de conteúdo dos Relatórios Anuais e Balanço Social destas empresas em 2008, por meio da busca das terminologias criadas com base na operacionalizado proposta por Machado (2004), na seqüência realizou-se a verificação da qualidade das informações evidenciadas a partir da categorização criada por Beuren, Boff e Hein (2008) e a mensuração destas informações por meio do modelo apresentado por Beuren et al. (2009). Assim, os achados do estudo revelam que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A apresenta uma maior evidenciação quanto aos Artefatos Concretos na categoria Artefatos Físicos e Verbais. Destaca-se ainda que, é perceptível a preocupação das empresas analisadas quanto aos seus funcionários nos aspectos de treinamento (Artefatos Comportamentais) e remuneração variável (Artefatos Verbais). Neste sentido, torna-se evidente a presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas grandes empresas áreas brasileiras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.