Presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas Grandes Empresas Áreas Brasileiras

Authors

  • Sabrina Nascimento Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Alexandre Matos Pereira Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Rony Petson Santana Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP I)
  • Irani Rocha Universidade Regional de Blumenau
  • Denise Del Prá Netto Machado Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13228

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os Artefatos Concretos da Cultura Organizacional operacionalizados por Machado (2004) nos Relatórios Anuais e Balanço Social das grandes empresas aéreas brasileiras. A metodologia adotada na consecução do presente estudo teve como base um estudo de múltiplos casos de duas grandes empresas aéreas TAM S/A e GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A escolhidas de forma intencional em detrimento da acessibilidade das informações. Assim, a pesquisa configura-se como descritiva por meio de uma abordagem documental e quantitativa. Realizou-se a análise de conteúdo dos Relatórios Anuais e Balanço Social destas empresas em 2008, por meio da busca das terminologias criadas com base na operacionalizado proposta por Machado (2004), na seqüência realizou-se a verificação da qualidade das informações evidenciadas a partir da categorização criada por Beuren, Boff e Hein (2008) e a mensuração destas informações por meio do modelo apresentado por Beuren et al. (2009). Assim, os achados do estudo revelam que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A apresenta uma maior evidenciação quanto aos Artefatos Concretos na categoria Artefatos Físicos e Verbais. Destaca-se ainda que, é perceptível a preocupação das empresas analisadas quanto aos seus funcionários nos aspectos de treinamento (Artefatos Comportamentais) e remuneração variável (Artefatos Verbais). Neste sentido, torna-se evidente a presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas grandes empresas áreas brasileiras.

Author Biographies

Sabrina Nascimento, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau e docente dos cursos de Ciências Contábeis e Economia do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).

Alexandre Matos Pereira, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau e docente dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).

Rony Petson Santana Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP I)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau e docente do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP I)  

Irani Rocha, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau e docente do curso de Matemática do Universidade Regional de Blumenau  

Denise Del Prá Netto Machado, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB)  

Published

2011-10-26

Issue

Section

Artigos