Presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas Grandes Empresas Áreas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13228Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os Artefatos Concretos da Cultura Organizacional operacionalizados por Machado (2004) nos Relatórios Anuais e Balanço Social das grandes empresas aéreas brasileiras. A metodologia adotada na consecução do presente estudo teve como base um estudo de múltiplos casos de duas grandes empresas aéreas TAM S/A e GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A escolhidas de forma intencional em detrimento da acessibilidade das informações. Assim, a pesquisa configura-se como descritiva por meio de uma abordagem documental e quantitativa. Realizou-se a análise de conteúdo dos Relatórios Anuais e Balanço Social destas empresas em 2008, por meio da busca das terminologias criadas com base na operacionalizado proposta por Machado (2004), na seqüência realizou-se a verificação da qualidade das informações evidenciadas a partir da categorização criada por Beuren, Boff e Hein (2008) e a mensuração destas informações por meio do modelo apresentado por Beuren et al. (2009). Assim, os achados do estudo revelam que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A apresenta uma maior evidenciação quanto aos Artefatos Concretos na categoria Artefatos Físicos e Verbais. Destaca-se ainda que, é perceptível a preocupação das empresas analisadas quanto aos seus funcionários nos aspectos de treinamento (Artefatos Comportamentais) e remuneração variável (Artefatos Verbais). Neste sentido, torna-se evidente a presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas grandes empresas áreas brasileiras.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.