Primarização e Relações de Trabalho em uma Empresa Mineradora de Minas Gerais

Yana Torres de Magalhães, Adriane Ribeiro Gama Santos, Valério Francisco Duarte Sales, Luiz Alex Silva Saraiva

Resumo


Para enfrentar os desafios da crescente competitividade, muitas empresas implementaram a terceirização sem análise e planejamento adequados, tendo sido alcançados prejuízos ao invés dos resultados esperados. Isso as levou a adotar o processo inverso: a primarização -- em que as empresas incorporam as atividades terceirizadas, trazendo empregados terceirizados ao seu quadro funcional. O objetivo neste estudo foi analisar as características da primarização em uma empresa de grande porte. A pesquisa, qualitativa, foi feita mediante pesquisa de campo baseada em entrevistas semi-estruturadas associadas à análise documental em uma mineradora de grande porte localizada em Minas Gerais. Os resultados mais significativos do estudo sugerem que a primarização foi adotada pela necessidade de ganhos de competitividade, que sua adoção proporcionou melhoria das condições de trabalho pelo afastamento da precarização e aumento do comprometimento dos empregados, o que propiciou a melhoria da qualidade dos serviços e do atendimento aos clientes. Conclui-se que a primarização foi usada para solucionar problemas ligados à falta de planejamento na implementação da terceirização e na definição das atividades que realmente poderiam ser terceirizadas, com foco na redução de custos e no envolvimento dos empregados no processo produtivo. Em outras palavras, o estudo sugere que as técnicas de gestão se submetem ao apelo dos custos, sendo sua utilização regida menos pelos ganhos sistêmicos do que pela lógica do curto prazo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13230

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.