Primarização e Relações de Trabalho em uma Empresa Mineradora de Minas Gerais

Authors

  • Yana Torres de Magalhães Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira
  • Adriane Ribeiro Gama Santos Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira
  • Valério Francisco Duarte Sales Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13230

Abstract

Para enfrentar os desafios da crescente competitividade, muitas empresas implementaram a terceirização sem análise e planejamento adequados, tendo sido alcançados prejuízos ao invés dos resultados esperados. Isso as levou a adotar o processo inverso: a primarização -- em que as empresas incorporam as atividades terceirizadas, trazendo empregados terceirizados ao seu quadro funcional. O objetivo neste estudo foi analisar as características da primarização em uma empresa de grande porte. A pesquisa, qualitativa, foi feita mediante pesquisa de campo baseada em entrevistas semi-estruturadas associadas à análise documental em uma mineradora de grande porte localizada em Minas Gerais. Os resultados mais significativos do estudo sugerem que a primarização foi adotada pela necessidade de ganhos de competitividade, que sua adoção proporcionou melhoria das condições de trabalho pelo afastamento da precarização e aumento do comprometimento dos empregados, o que propiciou a melhoria da qualidade dos serviços e do atendimento aos clientes. Conclui-se que a primarização foi usada para solucionar problemas ligados à falta de planejamento na implementação da terceirização e na definição das atividades que realmente poderiam ser terceirizadas, com foco na redução de custos e no envolvimento dos empregados no processo produtivo. Em outras palavras, o estudo sugere que as técnicas de gestão se submetem ao apelo dos custos, sendo sua utilização regida menos pelos ganhos sistêmicos do que pela lógica do curto prazo.

Author Biographies

Yana Torres de Magalhães, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI).

Adriane Ribeiro Gama Santos, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI).

Valério Francisco Duarte Sales, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC. Professor da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI).

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2011-10-26

Issue

Section

Artigos