A Discussão do Balanço Social na Grande Imprensa Brasileira: Um Estudo Exploratório no Jornal A Folha de São Paulo

José Ricardo Maia de Siqueira, Alessandra de Sá Mello da Costa, Moacir Sancovschi, Thiago Maximiano de Oliveira da Silva, Carla Danielle Coloia de Carvalho

Resumo


A publicação de balanços sociais por organizações empresariais é uma pratica recorrente na contemporaneidade. No entanto, apesar de haver uma legislação sobre este relatório desde a década de 1970 na França e da academia contábil brasileira já desenvolver estudos desde a década de 1980, o debate envolvendo balanço social só parece ter alcançado maior destaque na grande mídia brasileira, através da intervenção do sociólogo Herbert de Souza por meio de um artigo publicado em 1997. O presente estudo foi conduzido com o objetivo de investigar, através de um estudo de caso envolvendo o jornal Folha de São Paulo, o comportamento do debate de aspectos críticos relativos ao tema balanço social na grande imprensa brasileira, ao longo do período de 1994 a 2004. Para atingir esta meta foi elaborada uma revisão bibliográfica focada nas práticas atuais referentes a este instrumento, seguida por uma discussão relacionando a prática de construções ideológicas e a atuação da grande imprensa. Segue-se a estas a análise dos outputs da busca empreendida nos arquivo eletrônicos do jornal em questão, que foram divididos em seis categorias: artigo, comunicado, comunicado com cifras, carta de leitores, demonstrações contábeis e sem interesse. O presente estudo encontrou indícios da existência de relações de poder e construções discursivas ideológicas relacionados tanto ao conceito de balanço social quanto ao seu debate na sociedade através da mídia impressa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13238

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.