A Discussão do Balanço Social na Grande Imprensa Brasileira: Um Estudo Exploratório no Jornal A Folha de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13238Resumo
A publicação de balanços sociais por organizações empresariais é uma pratica recorrente na contemporaneidade. No entanto, apesar de haver uma legislação sobre este relatório desde a década de 1970 na França e da academia contábil brasileira já desenvolver estudos desde a década de 1980, o debate envolvendo balanço social só parece ter alcançado maior destaque na grande mídia brasileira, através da intervenção do sociólogo Herbert de Souza por meio de um artigo publicado em 1997. O presente estudo foi conduzido com o objetivo de investigar, através de um estudo de caso envolvendo o jornal Folha de São Paulo, o comportamento do debate de aspectos críticos relativos ao tema balanço social na grande imprensa brasileira, ao longo do período de 1994 a 2004. Para atingir esta meta foi elaborada uma revisão bibliográfica focada nas práticas atuais referentes a este instrumento, seguida por uma discussão relacionando a prática de construções ideológicas e a atuação da grande imprensa. Segue-se a estas a análise dos outputs da busca empreendida nos arquivo eletrônicos do jornal em questão, que foram divididos em seis categorias: artigo, comunicado, comunicado com cifras, carta de leitores, demonstrações contábeis e sem interesse. O presente estudo encontrou indícios da existência de relações de poder e construções discursivas ideológicas relacionados tanto ao conceito de balanço social quanto ao seu debate na sociedade através da mídia impressa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.