Educação à Distância e suas Peculiaridades: Uma Análise da Aplicação no Ambiente Público

Authors

  • Gleice Carvalho de Lima UFPE
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i3.13251

Abstract

Essa pesquisa teve a intenção de constatar, através da mediação de um ensaio teórico, o uso da educação à distância como um programa eficaz para o aperfeiçoamento de pessoal. Justifica-se a importância desse estudo por se conhecer as características dessa modalidade, aplicadas aos servidores públicos. A análise foi feita de forma descritiva, se restringiu a um ensaio teórico, tomando por base, para consolidar as informações uma experiência prática realizada junto a um órgão público, localizado no Estado de Pernambuco. A conclusão desse trabalho resultou em dois pontos a serem explanados: o perfil do servidor público e as características da EAD para esse grupo. Quanto ao perfil se resume aos fatores que foram abordados na construção do subtítulo “Contexto Social dos Servidores Públicos”, como sendo: A maior parte já constituiu família; apresenta tempo mínimo para os estudos; são profissionais com certa maturidade; fazem parte, em sua maioria, da classe média; tem um bom nível educacional. Quanto às características da modalidade de educação à distância se restringe a: servidores escolhidos por área de trabalho; estudo realizado em sua maior parte no ambiente de trabalho; pessoas maduras com família constituída; utilização de tempo parcial para os estudos; cursos disponibilizados para atender as necessidades das atribuições; tutores do ambiente público com maior grau de conhecimento na área explorada; uso da internet; participação nos cursos com espaço de tempo diferenciado; o próprio órgão gerencia; promove redução de custos; avalia o conteúdo e o nível de aprendizado através de atividades semanais. Diante disso, o resultado da pesquisa mostra a importância da EAD quando bem projetada e, alerta para as falhas existentes se a estrutura não estiver delineada de forma eficaz, deixando de atender as necessidades individuais de cada usuário. Sugere-se para expansão da pesquisa, a análise da EAD em nível internacional, apresentando a evolução dessa sistemática.

Author Biographies

Gleice Carvalho de Lima, UFPE

Gleice Carvalho de LimaMestranda em Ciências Contábeis - UFPEDiscente do Mestrado em Ciências Contábeis da UFPERua Professor Antonio Coelho, 161, Bairro Várzea, Recife/Pe, 50.740-020gleice.cl11@gmail.com

Marcos Gilson Gomes Feitosa, UFPE

Marcos Gilson Gomes FeitosaDoutor em Educação - UFSCarProfessor do Mestrado e Doutorado em Administração da UFPERua Professor Moraes Rego, 235, Cidade Universitária, Recife/Pe, 50.670-901feitosam@terra.com.br

Published

2012-10-30