Educação à Distância e suas Peculiaridades: Uma Análise da Aplicação no Ambiente Público
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i3.13251Resumo
Essa pesquisa teve a intenção de constatar, através da mediação de um ensaio teórico, o uso da educação à distância como um programa eficaz para o aperfeiçoamento de pessoal. Justifica-se a importância desse estudo por se conhecer as características dessa modalidade, aplicadas aos servidores públicos. A análise foi feita de forma descritiva, se restringiu a um ensaio teórico, tomando por base, para consolidar as informações uma experiência prática realizada junto a um órgão público, localizado no Estado de Pernambuco. A conclusão desse trabalho resultou em dois pontos a serem explanados: o perfil do servidor público e as características da EAD para esse grupo. Quanto ao perfil se resume aos fatores que foram abordados na construção do subtítulo “Contexto Social dos Servidores Públicos”, como sendo: A maior parte já constituiu família; apresenta tempo mínimo para os estudos; são profissionais com certa maturidade; fazem parte, em sua maioria, da classe média; tem um bom nível educacional. Quanto às características da modalidade de educação à distância se restringe a: servidores escolhidos por área de trabalho; estudo realizado em sua maior parte no ambiente de trabalho; pessoas maduras com família constituída; utilização de tempo parcial para os estudos; cursos disponibilizados para atender as necessidades das atribuições; tutores do ambiente público com maior grau de conhecimento na área explorada; uso da internet; participação nos cursos com espaço de tempo diferenciado; o próprio órgão gerencia; promove redução de custos; avalia o conteúdo e o nível de aprendizado através de atividades semanais. Diante disso, o resultado da pesquisa mostra a importância da EAD quando bem projetada e, alerta para as falhas existentes se a estrutura não estiver delineada de forma eficaz, deixando de atender as necessidades individuais de cada usuário. Sugere-se para expansão da pesquisa, a análise da EAD em nível internacional, apresentando a evolução dessa sistemática.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.