Back to Back: Um Enfoque na Redução dos Custos Logísticos e Tributários

Rogério João Lunkes, Fernando Rodrigo Sagaz

Resumo


O objetivo do estudo é identificar os principais aspectos relacionados à operação de Back to Back prevista no comércio internacional, a qual possibilita redução dos custos logísticos e tributários. A operação de Back to Back é uma excelente oportunidade para aumentar o ganho cambial e oferecer maior flexibilidade às operações mercantis que o mundo dos negócios exige. A metodologia empregada na elaboração do presente estudo foi a pesquisa qualitativa em função das características e natureza do problema. A partir da utilização da pesquisa descritiva o estudo pretende demonstrar os principais aspectos teóricos que fundamentam o tema em referência. O presente estudo pretende identificar os principais aspectos relacionados à operação de Back to Back prevista no comércio internacional e os efeitos tributários e logísticos em uma organização industrial do segmento de eletro-eletrônicos do Estado de Santa Catarina. O estudo demonstrou que as vantagens da operação de Back to Back são de suma importância para as empresas impactando positivamente em termos financeiros com a redução da necessidade de pagamentos de tributos e custos logísticos que oneram os processos de importação e exportação. Os resultados apresentados na empresa estudada evidenciaram que a operação de Back to Back é essencial para as negociações internacionais. Palavras-chave: Back to back. Custos logísticos. Custos tributários.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i1.13263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.