Back to Back: Um Enfoque na Redução dos Custos Logísticos e Tributários
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i1.13263Resumo
O objetivo do estudo é identificar os principais aspectos relacionados à operação de Back to Back prevista no comércio internacional, a qual possibilita redução dos custos logísticos e tributários. A operação de Back to Back é uma excelente oportunidade para aumentar o ganho cambial e oferecer maior flexibilidade às operações mercantis que o mundo dos negócios exige. A metodologia empregada na elaboração do presente estudo foi a pesquisa qualitativa em função das características e natureza do problema. A partir da utilização da pesquisa descritiva o estudo pretende demonstrar os principais aspectos teóricos que fundamentam o tema em referência. O presente estudo pretende identificar os principais aspectos relacionados à operação de Back to Back prevista no comércio internacional e os efeitos tributários e logísticos em uma organização industrial do segmento de eletro-eletrônicos do Estado de Santa Catarina. O estudo demonstrou que as vantagens da operação de Back to Back são de suma importância para as empresas impactando positivamente em termos financeiros com a redução da necessidade de pagamentos de tributos e custos logísticos que oneram os processos de importação e exportação. Os resultados apresentados na empresa estudada evidenciaram que a operação de Back to Back é essencial para as negociações internacionais. Palavras-chave: Back to back. Custos logísticos. Custos tributários.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.