Competências Requeridas dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis na Percepção dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i2.13295Abstract
O presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de importância atribuída às competências dos docentes, na perspectiva dos estudantes de Ciências Contábeis, bem como identificar quais competências são requeridas para os docentes desse curso. Para tanto, utilizaram-se os estudos realizados por Pereira (2007), Gradvohl, Lopes e Costa (2009) e Vasconcelos (2010). Foram indicadas, para a análise dos estudantes, doze competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, conhecimento teórico, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem à abordagem quantitativa, mediante um levantamento, o público-alvo para a aplicação dos questionários foram os estudantes dos três últimos períodos de graduação, pois estes, ao longo da academia, tiveram uma maior convivência com o corpo docente, sendo a amostra composta de 292 alunos pertencentes ao curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino pública e privadas, localizadas em Uberlândia-MG. Para a análise dos dados aplicou-se a análise fatorial exploratória, os resultados apontaram três fatores. Os resultados indicaram que para os estudantes do curso de Ciências Contábeis as competências que possuem maior relevância estão relacionadas ao domínio do conhecimento, à didática e à experiência de mercado. A competência criatividade não é considerada importante, ou não é evidenciada nos docentes do curso.Downloads
Published
2013-11-24
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.