Competências Requeridas dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis na Percepção dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i2.13295Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de importância atribuída às competências dos docentes, na perspectiva dos estudantes de Ciências Contábeis, bem como identificar quais competências são requeridas para os docentes desse curso. Para tanto, utilizaram-se os estudos realizados por Pereira (2007), Gradvohl, Lopes e Costa (2009) e Vasconcelos (2010). Foram indicadas, para a análise dos estudantes, doze competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, conhecimento teórico, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem à abordagem quantitativa, mediante um levantamento, o público-alvo para a aplicação dos questionários foram os estudantes dos três últimos períodos de graduação, pois estes, ao longo da academia, tiveram uma maior convivência com o corpo docente, sendo a amostra composta de 292 alunos pertencentes ao curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino pública e privadas, localizadas em Uberlândia-MG. Para a análise dos dados aplicou-se a análise fatorial exploratória, os resultados apontaram três fatores. Os resultados indicaram que para os estudantes do curso de Ciências Contábeis as competências que possuem maior relevância estão relacionadas ao domínio do conhecimento, à didática e à experiência de mercado. A competência criatividade não é considerada importante, ou não é evidenciada nos docentes do curso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.