Possibilidades entre Motivação e Produtividade: Um Estudo de Caso no Alto Tietê

Authors

  • Sergio Silva Braga Junior UNESP
  • Rafael Rodrigues Santos UMC
  • Juliana Santos Carvalho UMC
  • Gabriele de Paula Silva UMC
  • Dirceu da Silva UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i3.13303

Abstract

Norteados pela teoria de Herzberg (LACOMBE, 2005) que estuda fatores higiênicos correspondentes ao ambiente interno da organização, os fatores motivadores no qual, pode estar relacionado à realização, respeito e reconhecimentos, são aspectos intrínsecos as pessoas. Embora não seja possível impor a motivação a determinado ser humano, é possível trabalhar e desenvolver um ambiente propício para agregar e estimular uma satisfação ao individuo e o mesmo passar a produzir melhor. O presente artigo tem como objetivo, verificar como a motivação pode abrir possibilidades para o aumento da produtividade. Assim, como objeto de pesquisa foi selecionada uma empresa do Alto Tietê, localizada em Mogi das Cruzes - SP, onde foi aplicada uma escala com 27 itens relacionados a fatores influentes de motivação, ambiente de trabalho, relacionamento, cultura organizacional e interação. Estes fatores foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais com matriz de estimação por mínimos quadrados parciais. A empresa possui 104 funcionários, sendo que, 78 funcionários responderam a pesquisa. Como resultado, foi possível observar que funcionários motivados tendem a criar um ambiente trabalho de qualidade, pois, interagem e se relacionam melhor e dentro da cultura da organização. Estes fatores, como consequência, possibilitam uma melhor produtividade da empresa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sergio Silva Braga Junior, UNESP

Doutor em Administração -- UNINOVEProfessor Assistente Doutor no Curso de Administração da UNESP

Rafael Rodrigues Santos, UMC

Graduado em Administração -- UMCGerente de Recursos Humanos

Juliana Santos Carvalho, UMC

Graduado em Administração -- UMCConsultora de negócios

Gabriele de Paula Silva, UMC

Graduado em Administração -- UMCEmpresária do varejo

Dirceu da Silva, UNICAMP

Doutor em Educação -- UNICAMPProfessor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE

Published

2014-01-26

Issue

Section

Artigos