Possibilidades entre Motivação e Produtividade: Um Estudo de Caso no Alto Tietê

Authors

  • Sergio Silva Braga Junior UNESP
  • Rafael Rodrigues Santos UMC
  • Juliana Santos Carvalho UMC
  • Gabriele de Paula Silva UMC
  • Dirceu da Silva UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i3.13303

Abstract

Norteados pela teoria de Herzberg (LACOMBE, 2005) que estuda fatores higiênicos correspondentes ao ambiente interno da organização, os fatores motivadores no qual, pode estar relacionado à realização, respeito e reconhecimentos, são aspectos intrínsecos as pessoas. Embora não seja possível impor a motivação a determinado ser humano, é possível trabalhar e desenvolver um ambiente propício para agregar e estimular uma satisfação ao individuo e o mesmo passar a produzir melhor. O presente artigo tem como objetivo, verificar como a motivação pode abrir possibilidades para o aumento da produtividade. Assim, como objeto de pesquisa foi selecionada uma empresa do Alto Tietê, localizada em Mogi das Cruzes - SP, onde foi aplicada uma escala com 27 itens relacionados a fatores influentes de motivação, ambiente de trabalho, relacionamento, cultura organizacional e interação. Estes fatores foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais com matriz de estimação por mínimos quadrados parciais. A empresa possui 104 funcionários, sendo que, 78 funcionários responderam a pesquisa. Como resultado, foi possível observar que funcionários motivados tendem a criar um ambiente trabalho de qualidade, pois, interagem e se relacionam melhor e dentro da cultura da organização. Estes fatores, como consequência, possibilitam uma melhor produtividade da empresa.

Author Biographies

Sergio Silva Braga Junior, UNESP

Doutor em Administração -- UNINOVEProfessor Assistente Doutor no Curso de Administração da UNESP

Rafael Rodrigues Santos, UMC

Graduado em Administração -- UMCGerente de Recursos Humanos

Juliana Santos Carvalho, UMC

Graduado em Administração -- UMCConsultora de negócios

Gabriele de Paula Silva, UMC

Graduado em Administração -- UMCEmpresária do varejo

Dirceu da Silva, UNICAMP

Doutor em Educação -- UNICAMPProfessor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE

Published

2014-01-26

Issue

Section

Artigos