Possibilidades entre Motivação e Produtividade: Um Estudo de Caso no Alto Tietê
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i3.13303Resumo
Norteados pela teoria de Herzberg (LACOMBE, 2005) que estuda fatores higiênicos correspondentes ao ambiente interno da organização, os fatores motivadores no qual, pode estar relacionado à realização, respeito e reconhecimentos, são aspectos intrínsecos as pessoas. Embora não seja possível impor a motivação a determinado ser humano, é possível trabalhar e desenvolver um ambiente propício para agregar e estimular uma satisfação ao individuo e o mesmo passar a produzir melhor. O presente artigo tem como objetivo, verificar como a motivação pode abrir possibilidades para o aumento da produtividade. Assim, como objeto de pesquisa foi selecionada uma empresa do Alto Tietê, localizada em Mogi das Cruzes - SP, onde foi aplicada uma escala com 27 itens relacionados a fatores influentes de motivação, ambiente de trabalho, relacionamento, cultura organizacional e interação. Estes fatores foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais com matriz de estimação por mínimos quadrados parciais. A empresa possui 104 funcionários, sendo que, 78 funcionários responderam a pesquisa. Como resultado, foi possível observar que funcionários motivados tendem a criar um ambiente trabalho de qualidade, pois, interagem e se relacionam melhor e dentro da cultura da organização. Estes fatores, como consequência, possibilitam uma melhor produtividade da empresa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.