Terceirizar a Gestão do Cliente? Um Estudo sobre o Impacto da Terceirização da Atividade de Facilities Management na Satisfação de Clientes Organizacionais

Authors

  • Hellio Calian Martins EBAPE/FGV
  • Denise Franca Barros EBAPE/FGV
  • Diego de Faveri Pereira Lima EBAPE/FGV

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i1.13313

Abstract

A satisfação é objeto de inúmeros estudos em função da sua implicação gerencial direta para fidelização e sustentabilidade do negócio. Este estudo pretende avaliar a satisfação dos clientes organizacionais de Shopping Centers (SC), face aos serviços técnicos e ambientais que conferem as condições necessárias para a prática varejista, facilities management (FM) - por parte dos lojistas. FM envolve ampla gama de serviços para que os lojistas operem normalmente (gestão de RH, finanças, imobiliária, legal, TI, reparos...). Os serviços podem ser gerenciados e/ou executados por equipe interna ou através de subcontratação. Seja por meio de equipes próprias ou terceirizadas, as atividades de FM são bastante sujeitas à eventuais intempéries contratuais e ambientais. Embora invisíveis ao grande público de freqüentadores de SC, quando mal realizadas, seus efeitos podem ser muito negativos, gerando insatisfação entre consumidores e lojistas. Dados coletados em dois SC cariocas foram analisados estatisticamente. Resultados mostram indícios de que essa opção gerencial tem significativa relevância na formação da satisfação existindo indícios de que a satisfação do lojista do SC é inferior quando a opção escolhida é a terceirização. Este trabalho pretende contribuir para a gestão do varejo, mais especificamente para a gestão de SC, ao analisar a satisfação de clientes organizacionais com um elemento tão fundamental para a operação dos SC, os serviços de FM, podendo subsidiar as organizações administradoras de SC com mais informações para uma melhor tomada de decisão.

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Author Biographies

Hellio Calian Martins, EBAPE/FGV

Mestre em Administração -- EBAPE/FGV Praia de Botafogo, 190 - 4o e 5o andares, Botafogo -- Rio de Janeiro/RJ - 22250-900

Denise Franca Barros, EBAPE/FGV

Doutora em Administração -- EBAPE/FGV Professora do PPGA/UNIGRANRIO Rua da Lapa, 86 - 9o andar -- Lapa -- Rio de Janeiro/RJ -- 20021-180

Diego de Faveri Pereira Lima, EBAPE/FGV

Mestre em Economia Aplicada -- EBAPE/FGV Praia de Botafogo, 190 - 4o e 5o andares, Botafogo -- Rio de Janeiro/RJ - 22250-900

Published

2014-07-21

Issue

Section

Artigos