A Percepção dos Gestores em Relação à Participação Orçamentária, à Justiça Procedimental e ao Desempenho Gerencial

Sady Mazzioni, Leandro Politelo, Carlos Eduardo Facin Lavarda

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar a influência da participação orçamentária na relação entre a justiça procedimental e o desempenho gerencial em empresas de Santa Catarina. Para a consecução do objetivo, realizou-se pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O questionário com escala Likert de cinco e sete pontos foi respondido por 44 gerentes. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o pacote estatístico SmartPLS, por meio da técnica de regressão para verificar a contribuição individual de cada variável (participação e justiça procedimental) para a variável dependente de interesse (desempenho). A estatística descritiva aponta para uma percepção maior em relação à possibilidade da participação na elaboração orçamentária e um sentimento menos significativo em relação à justiça procedimental dos superiores, ficando a avaliação do desempenho gerencial em uma condição intermediária. Inicialmente, constatou-se que as correlações entre a variável independente (justiça procedimental) e a variável mediadora (participação orçamentária) e entre a variável mediadora e a variável dependente (desempenho gerencial) são estatisticamente significativas. Contudo, a correlação entre a variável independente e a variável dependente não se mostrou estatisticamente significativa. Os resultados do uso de equações estruturais (análise de caminho) indicaram que uma das premissas do efeito indireto não se confirmou, ou seja, a relação entre a variável independente e variável dependente deveria diminuir após o controle pela variável mediadora. No presente estudo, verificou-se o inverso, partindo-se de uma correlação não significativa para uma correlação significativa negativamente, após o efeito da variável mediadora.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i2.13325

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.