A Percepção dos Gestores em Relação à Participação Orçamentária, à Justiça Procedimental e ao Desempenho Gerencial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i2.13325Abstract
O objetivo deste estudo é analisar a influência da participação orçamentária na relação entre a justiça procedimental e o desempenho gerencial em empresas de Santa Catarina. Para a consecução do objetivo, realizou-se pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O questionário com escala Likert de cinco e sete pontos foi respondido por 44 gerentes. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o pacote estatístico SmartPLS, por meio da técnica de regressão para verificar a contribuição individual de cada variável (participação e justiça procedimental) para a variável dependente de interesse (desempenho). A estatística descritiva aponta para uma percepção maior em relação à possibilidade da participação na elaboração orçamentária e um sentimento menos significativo em relação à justiça procedimental dos superiores, ficando a avaliação do desempenho gerencial em uma condição intermediária. Inicialmente, constatou-se que as correlações entre a variável independente (justiça procedimental) e a variável mediadora (participação orçamentária) e entre a variável mediadora e a variável dependente (desempenho gerencial) são estatisticamente significativas. Contudo, a correlação entre a variável independente e a variável dependente não se mostrou estatisticamente significativa. Os resultados do uso de equações estruturais (análise de caminho) indicaram que uma das premissas do efeito indireto não se confirmou, ou seja, a relação entre a variável independente e variável dependente deveria diminuir após o controle pela variável mediadora. No presente estudo, verificou-se o inverso, partindo-se de uma correlação não significativa para uma correlação significativa negativamente, após o efeito da variável mediadora.Downloads
Published
2015-01-22
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.