A Percepção dos Gestores em Relação à Participação Orçamentária, à Justiça Procedimental e ao Desempenho Gerencial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i2.13325Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a influência da participação orçamentária na relação entre a justiça procedimental e o desempenho gerencial em empresas de Santa Catarina. Para a consecução do objetivo, realizou-se pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O questionário com escala Likert de cinco e sete pontos foi respondido por 44 gerentes. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o pacote estatístico SmartPLS, por meio da técnica de regressão para verificar a contribuição individual de cada variável (participação e justiça procedimental) para a variável dependente de interesse (desempenho). A estatística descritiva aponta para uma percepção maior em relação à possibilidade da participação na elaboração orçamentária e um sentimento menos significativo em relação à justiça procedimental dos superiores, ficando a avaliação do desempenho gerencial em uma condição intermediária. Inicialmente, constatou-se que as correlações entre a variável independente (justiça procedimental) e a variável mediadora (participação orçamentária) e entre a variável mediadora e a variável dependente (desempenho gerencial) são estatisticamente significativas. Contudo, a correlação entre a variável independente e a variável dependente não se mostrou estatisticamente significativa. Os resultados do uso de equações estruturais (análise de caminho) indicaram que uma das premissas do efeito indireto não se confirmou, ou seja, a relação entre a variável independente e variável dependente deveria diminuir após o controle pela variável mediadora. No presente estudo, verificou-se o inverso, partindo-se de uma correlação não significativa para uma correlação significativa negativamente, após o efeito da variável mediadora.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.