Como Melhorar a Aprendizagem em Pesquisa Operacional? Uma Análise do Desempenho de Estudantes de Administração de Empresas e de Contabilidade

Cesar Souto-Maior, José Alonso Borba, Paulo Knupp

Resumo


Este trabalho analisa fatores que podem afetar o desempenho de estudantes de Administração de Empresas e Contabilidade na disciplina de Pesquisa Operacional. Para isso, foram analisadas as notas finais de 556 estudantes de graduação. As hipóteses levantadas foram testadas usando o teste t bicaudal. O resultado confirmou a maior parte das hipóteses, no entanto duas não atingiram uma relação significativa com o desempenho acadêmico dos alunos. Os resultados mostram que estudantes do sexo feminino têm melhor desempenho do que os estudantes do sexo masculino; alunos melhores classificados no vestibular têm pontuações mais elevadas, bem como estudantes que fazem o curso no período da manhã e os alunos que têm mais colegas do seu grupo original. Encontramos também uma correlação negativa entre a ausência nas aulas e a nota final. No entanto, o curso (Administração de Empresas ou Contabilidade) e o tamanho da turma não foram significativos. A correlação entre as variáveis independentes mostrou que as mulheres apresentaram menos faltas do que os homens. Ausências também estão relacionadas com classes maiores e com poucos colegas do grupo original. Ter mais colegas do grupo original pode incentivar o aluno a ir para as aulas. Esses resultados podem ser importantes para professores e instituições de ensino durante o processo de desenvolvimento de novas estratégias e métodos de aprendizagem, assim como para os estudantes planejarem novas formas para melhorar o seu próprio desempenho. Além disso, estes resultados também contribuem para a discussão de assuntos importantes, fornecendo base e argumentos para novas pesquisas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i3.13331

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.