Como Melhorar a Aprendizagem em Pesquisa Operacional? Uma Análise do Desempenho de Estudantes de Administração de Empresas e de Contabilidade

Authors

  • Cesar Souto-Maior UFSC
  • José Alonso Borba
  • Paulo Knupp UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i3.13331

Abstract

Este trabalho analisa fatores que podem afetar o desempenho de estudantes de Administração de Empresas e Contabilidade na disciplina de Pesquisa Operacional. Para isso, foram analisadas as notas finais de 556 estudantes de graduação. As hipóteses levantadas foram testadas usando o teste t bicaudal. O resultado confirmou a maior parte das hipóteses, no entanto duas não atingiram uma relação significativa com o desempenho acadêmico dos alunos. Os resultados mostram que estudantes do sexo feminino têm melhor desempenho do que os estudantes do sexo masculino; alunos melhores classificados no vestibular têm pontuações mais elevadas, bem como estudantes que fazem o curso no período da manhã e os alunos que têm mais colegas do seu grupo original. Encontramos também uma correlação negativa entre a ausência nas aulas e a nota final. No entanto, o curso (Administração de Empresas ou Contabilidade) e o tamanho da turma não foram significativos. A correlação entre as variáveis independentes mostrou que as mulheres apresentaram menos faltas do que os homens. Ausências também estão relacionadas com classes maiores e com poucos colegas do grupo original. Ter mais colegas do grupo original pode incentivar o aluno a ir para as aulas. Esses resultados podem ser importantes para professores e instituições de ensino durante o processo de desenvolvimento de novas estratégias e métodos de aprendizagem, assim como para os estudantes planejarem novas formas para melhorar o seu próprio desempenho. Além disso, estes resultados também contribuem para a discussão de assuntos importantes, fornecendo base e argumentos para novas pesquisas.

Published

2015-05-04

Issue

Section

Artigos