Líderes Autênticos e Times Mais Potentes: Uma Aplicação na Indústria de Alta Tecnologia

Alfredo Barcellos Pinheiro de Lemos Filho, Antônio Carlos Magalhães da Silva, Paulo Roberto da Costa Vieira, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, Myrian Beatriz Eiras das Neves

Resumo


Este artigo busca analisar se os líderes autênticos estão associados a times mais potentes. O estudo foi realizado numa empresa de alta tecnologia localizada no município de Petrópolis (Rio de Janeiro). O estudo foi realizado através de 373 colaboradores. A pesquisa é de natureza quantitativa, na qual se realizou pesquisa de survey, com questionário estruturado e auto-administrado. Os dados coletados foram tratados por meio de modelagem de equações estruturais. O modelo hipotético testado foi baseado no referencial teórico do tema, sendo que os resultados aceitaram as hipóteses propostas presentes na modelagem, com a indicação das variáveis observadas que exercem influência na potência do time. Ademais, foi realizada uma abordagem através da estatística descritiva para a liderança autêntica, virtuosidade do time, compromisso afetivo com a equipe e potência do time. Dentre as variáveis que exerceram maior impacto sobre a potência do time, cabe destacar a “capacidade de ouvir” por parte dos líderes como um elemento fundamental para a potência do time. Os resultados observados reforçam os conceitos encontrados na literatura, sugerindo que o impacto dos líderes sobre os empregados e os times são mediados por outras variáveis. Além disso, os resultados encontrados podem ser de interesse para as empresas, principalmente na melhoria do desempenho empresarial das organizações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i3.13333

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.