Líderes Autênticos e Times Mais Potentes: Uma Aplicação na Indústria de Alta Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i3.13333Resumo
Este artigo busca analisar se os líderes autênticos estão associados a times mais potentes. O estudo foi realizado numa empresa de alta tecnologia localizada no município de Petrópolis (Rio de Janeiro). O estudo foi realizado através de 373 colaboradores. A pesquisa é de natureza quantitativa, na qual se realizou pesquisa de survey, com questionário estruturado e auto-administrado. Os dados coletados foram tratados por meio de modelagem de equações estruturais. O modelo hipotético testado foi baseado no referencial teórico do tema, sendo que os resultados aceitaram as hipóteses propostas presentes na modelagem, com a indicação das variáveis observadas que exercem influência na potência do time. Ademais, foi realizada uma abordagem através da estatística descritiva para a liderança autêntica, virtuosidade do time, compromisso afetivo com a equipe e potência do time. Dentre as variáveis que exerceram maior impacto sobre a potência do time, cabe destacar a “capacidade de ouvir” por parte dos líderes como um elemento fundamental para a potência do time. Os resultados observados reforçam os conceitos encontrados na literatura, sugerindo que o impacto dos líderes sobre os empregados e os times são mediados por outras variáveis. Além disso, os resultados encontrados podem ser de interesse para as empresas, principalmente na melhoria do desempenho empresarial das organizações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.