Comportamento Econômico de Consumo de Estudantes de Gestão de uma Universidade Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i1.13343Abstract
Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento econômico de consumidores com conhecimento na área de gestão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário elaborado a partir dos pressupostos do efeito dotação (THALER, 1980), da teoria da perspectiva (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979) e da racionalidade limitada (SIMON, 1983). A amostra foi composta por estudantes da área de gestão de uma universidade brasileira, com algum conhecimento de finanças, considerando a comportamento diferenciado pelo conhecimento prévio, no sentido do valor e função utilidade dos bens. Os resultados obtidos e analisados por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva ora confirmam o que preconiza a teoria da perspectiva e o efeito dotação, como nos casos da análise do auto controle, do pré comprometimento, dos custos perdidos, na compra do rádio para as mulheres e nas questões referentes a ganhos e perdas; ora confirmam as expectativas de comportamento diferenciado desse público, como nas questões relativas aos pacotes de viagens, ao corte do gramado, para as mulheres, a atitude em relação à garrafa de vinho e a compra do rádio para os homens. A pesquisa confirma que a teoria da perspectiva continua atual apesar dos efeitos esperados pelo maior acesso aos conhecimentos e aos avanços tecnológicos, reduzindo a assimetria da informação (AKERLOF, 1970; STIGLITZ, 2000) e a melhoria da percepção da realidade para a tomada de decisões.Downloads
Published
2015-05-16
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.