Comportamento Econômico de Consumo de Estudantes de Gestão de uma Universidade Brasileira

Authors

  • Rosane Maria Seibert
  • Luiz Henrique Figueira Marquezan
  • Roberto Frota Decourt
  • Clea Beatriz Macagnan
  • Carlos Alberto Diehl

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i1.13343

Abstract

Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento econômico de consumidores com conhecimento na área de gestão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário elaborado a partir dos pressupostos do efeito dotação (THALER, 1980), da teoria da perspectiva (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979) e da racionalidade limitada (SIMON, 1983). A amostra foi composta por estudantes da área de gestão de uma universidade brasileira, com algum conhecimento de finanças, considerando a comportamento diferenciado pelo conhecimento prévio, no sentido do valor e função utilidade dos bens. Os resultados obtidos e analisados por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva ora confirmam o que preconiza a teoria da perspectiva e o efeito dotação, como nos casos da análise do auto controle, do pré comprometimento, dos custos perdidos, na compra do rádio para as mulheres e nas questões referentes a ganhos e perdas; ora confirmam as expectativas de comportamento diferenciado desse público, como nas questões relativas aos pacotes de viagens, ao corte do gramado, para as mulheres, a atitude em relação à garrafa de vinho e a compra do rádio para os homens. A pesquisa confirma que a teoria da perspectiva continua atual apesar dos efeitos esperados pelo maior acesso aos conhecimentos e aos avanços tecnológicos, reduzindo a assimetria da informação (AKERLOF, 1970; STIGLITZ, 2000) e a melhoria da percepção da realidade para a tomada de decisões.

Author Biographies

Rosane Maria Seibert

Rosane Maria SeibertMestre em Administração -- PUC / RJDoutoranda em Ciências Contábeis -- UNISINOSProfessora do PPG em Gestão Estratégica das Organizações da URIRua Bento Gonçalves, 1199, apto 401, CEP 98.801-700, Santo Ângelo - RSrseibert@santoangelo.uri.br

Luiz Henrique Figueira Marquezan

Luiz Henrique Figueira MarquezanMestre em Ciências Contábeis - UNISINOSDoutorando em Ciências Contábeis -- UNISINOSProfessor do Curso de Ciências Contábeis -- Centro Universitário Franciscano -- UNIFRARua dos Salsos, n. 115, Bairro Pinheiro Machado, CEP 97030-770, Santa Maria, RSluizmarquezan@gmail.com

Roberto Frota Decourt

Roberto Frota DecourtDoutor em Administração -- UFRGS - University of Illinois at Urbana ChampaignProfessor Titular do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOSAv. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000, São Leopoldo - RSroberto.decourt@gmail.com

Clea Beatriz Macagnan

Clea Beatriz MacagnanDoutora em Creación, estrategia y gestión de empresas pela Universidad Autonoma deBarcelona. Título reconhecido pela USP, em Ciências Contábeis.Professora Titular do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOSRua Almirante Abreu, 139 apto 802 - Porto Alegre - RS - CEP 90420.010cleabeatrizm@gmail.com

Carlos Alberto Diehl

Carlos Alberto DiehlDoutor Engenharia de Produção - UFSC/HECProfessor Titular do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOSRua Déa Coufal, n. 1380/12, Bairro Ipanema, CEP 91760-020, Porto Alegre, RS.carlosadiehl@gmail.com

Published

2015-05-16

Issue

Section

Artigos