Comportamento Econômico de Consumo de Estudantes de Gestão de uma Universidade Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i1.13343Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento econômico de consumidores com conhecimento na área de gestão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário elaborado a partir dos pressupostos do efeito dotação (THALER, 1980), da teoria da perspectiva (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979) e da racionalidade limitada (SIMON, 1983). A amostra foi composta por estudantes da área de gestão de uma universidade brasileira, com algum conhecimento de finanças, considerando a comportamento diferenciado pelo conhecimento prévio, no sentido do valor e função utilidade dos bens. Os resultados obtidos e analisados por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva ora confirmam o que preconiza a teoria da perspectiva e o efeito dotação, como nos casos da análise do auto controle, do pré comprometimento, dos custos perdidos, na compra do rádio para as mulheres e nas questões referentes a ganhos e perdas; ora confirmam as expectativas de comportamento diferenciado desse público, como nas questões relativas aos pacotes de viagens, ao corte do gramado, para as mulheres, a atitude em relação à garrafa de vinho e a compra do rádio para os homens. A pesquisa confirma que a teoria da perspectiva continua atual apesar dos efeitos esperados pelo maior acesso aos conhecimentos e aos avanços tecnológicos, reduzindo a assimetria da informação (AKERLOF, 1970; STIGLITZ, 2000) e a melhoria da percepção da realidade para a tomada de decisões.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.