Rankings Universitários: Análise dos Indicadores Utilizados

Sandra M. I. Valmorbida, Thuine L. Cardoso, Sandra Rolim Ensslin

Resumo


Os rankings universitários mundiais classificam as universidades com base em um conjunto de indicadores. Entretanto, cada sistema de ranking faz uso de critérios e métricas de mensuração definidos segundo o propósito para o qual foi criado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar os indicadores apontados pelas publicações internacionais sobre “rankings universitários”. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio do instrumento de intervenção Knowledge Development Process-- Constructivist (ProKnow-C) que identificou 32 artigos, publicados nas bases de dados Web of Science e Scopus e disponíveis gratuitamente na internet, alinhados ao tema, e, assim, compuseram o Portfólio Bibliográfico (PB). Com base na análise do PB, constatou-se a existência de 19 rankings universitários. Os indicadores mais frequentes estão relacionados com a infraestrutura e reputação da universidade e fazem uso de informações bibliométricas, tais como artigos publicados, número de citações de artigos e de pesquisadores e artigos indexados nas bases de dados. Constatou-se também que, há muitas diferenças de métricas utilizadas pelos rankings. No entanto, cabe salientar que, a partir da finalidade dos rankings, devem ser construídos os indicadores correlacionados com as necessidades de informação dos usuários para o(s) qual(quais) o ranking foi idealizado. O desenvolvimento de uma metodologia capaz de ‘lidar' com indicadores e métricas de mensuração que neutralizem a característica de ‘estágio de maturidade' das universidades configura-se como uma das possíveis contribuições para o avanço científico nesta área de conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13352

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.