Rankings Universitários: Análise dos Indicadores Utilizados
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13352Abstract
Os rankings universitários mundiais classificam as universidades com base em um conjunto de indicadores. Entretanto, cada sistema de ranking faz uso de critérios e métricas de mensuração definidos segundo o propósito para o qual foi criado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar os indicadores apontados pelas publicações internacionais sobre “rankings universitários”. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio do instrumento de intervenção Knowledge Development Process-- Constructivist (ProKnow-C) que identificou 32 artigos, publicados nas bases de dados Web of Science e Scopus e disponíveis gratuitamente na internet, alinhados ao tema, e, assim, compuseram o Portfólio Bibliográfico (PB). Com base na análise do PB, constatou-se a existência de 19 rankings universitários. Os indicadores mais frequentes estão relacionados com a infraestrutura e reputação da universidade e fazem uso de informações bibliométricas, tais como artigos publicados, número de citações de artigos e de pesquisadores e artigos indexados nas bases de dados. Constatou-se também que, há muitas diferenças de métricas utilizadas pelos rankings. No entanto, cabe salientar que, a partir da finalidade dos rankings, devem ser construídos os indicadores correlacionados com as necessidades de informação dos usuários para o(s) qual(quais) o ranking foi idealizado. O desenvolvimento de uma metodologia capaz de ‘lidar' com indicadores e métricas de mensuração que neutralizem a característica de ‘estágio de maturidade' das universidades configura-se como uma das possíveis contribuições para o avanço científico nesta área de conhecimento.Downloads
Published
2015-11-02
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.