Rankings Universitários: Análise dos Indicadores Utilizados
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13352Resumo
Os rankings universitários mundiais classificam as universidades com base em um conjunto de indicadores. Entretanto, cada sistema de ranking faz uso de critérios e métricas de mensuração definidos segundo o propósito para o qual foi criado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar os indicadores apontados pelas publicações internacionais sobre “rankings universitários”. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio do instrumento de intervenção Knowledge Development Process-- Constructivist (ProKnow-C) que identificou 32 artigos, publicados nas bases de dados Web of Science e Scopus e disponíveis gratuitamente na internet, alinhados ao tema, e, assim, compuseram o Portfólio Bibliográfico (PB). Com base na análise do PB, constatou-se a existência de 19 rankings universitários. Os indicadores mais frequentes estão relacionados com a infraestrutura e reputação da universidade e fazem uso de informações bibliométricas, tais como artigos publicados, número de citações de artigos e de pesquisadores e artigos indexados nas bases de dados. Constatou-se também que, há muitas diferenças de métricas utilizadas pelos rankings. No entanto, cabe salientar que, a partir da finalidade dos rankings, devem ser construídos os indicadores correlacionados com as necessidades de informação dos usuários para o(s) qual(quais) o ranking foi idealizado. O desenvolvimento de uma metodologia capaz de ‘lidar' com indicadores e métricas de mensuração que neutralizem a característica de ‘estágio de maturidade' das universidades configura-se como uma das possíveis contribuições para o avanço científico nesta área de conhecimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.