Como não “Reinventar a Roda”?: a Anterioridade Tecnológica como base para o Desenvolvimento Tecnológico

Humberto R. Marques, Rodrigo Gava, Rafael M. Pereira, Marcelo O. Garcia, Carolina C. Oliveira

Resumo


Os avanços tecnológicos necessitam que as empresas sejam mais flexíveis e dinâmicas, possuindo capacidade de aprender e inovar para serem competitivas. Dada a inovação como algo novo, há a necessidade de se realizar estudos de anterioridade tecnológica antes do início das pesquisas, pois assim é possível conhecer as tecnologias existentes e desenvolver algo com potencial mercadológico. Assim, o objetivo deste artigo foi investigar os estudos de anterioridade tecnológica das patentes relacionadas a kits de diagnóstico para leishmaniose. Caracterizada como qualitativa e descritiva, a pesquisa foi baseada em dados secundários obtidos a partir de estratégias de buscas no banco de patentes Thomson Innovation, que possui uma vasta cobertura de patentes em todo o mundo e reúne ferramentas essenciais para a análise de propriedades intelectuais. Os resultados demonstraram que dos 44 documentos recuperados, 26 citaram ou foram citados por outros estudos. Das 412 citações realizadas,76% referem-se à Non-patents, principalmente artigos científicos, e 24% à Backwards, ou seja, patentes. Das Backwards, 53% referem-se a citações de invenções dos próprios países, demonstrando uma aproximação regional. Com relação à Forward, apenas 3 tecnologias foram referenciadas por estudos posteriores, o que pressupõe a importância dessas tecnologias para a evolução da ciência. Assim, evidenciou-se a relevância da anterioridade tecnológica, que vem sendo utilizada na realização de mapeamentos tecnológicos precedentes e no subsídio de estudos futuros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.