Gestão de Custos Interorganizacionais: Um Estudo Bibliométrico

Rafael Araújo Sousa Farias, Valdirene Gasparetto

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar o perfil da produção científica, no Brasil e internacionalmente, acerca da Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI). Este estudo se apresenta na forma de uma pesquisa bibliométrica, embasada em pesquisa bibliográfica, por meio da análise de trabalhos publicados em eventos nacionais e em repositórios eletrônicos. Foram identificados 55 trabalhos que discorrem sobre a GCI e uma baixa quantidade de autores que publicaram (73 autores), sendo que 28 são nacionais e 45 internacionais. Cooper e Slagmulder são os autores internacionais mais produtivos enquanto Souza e Rocha são os autores com maior número de publicações no Brasil. Sociogramas demonstraram as relações existentes entre os autores dos trabalhos, evidenciando a não ocorrência de relações entre os autores brasileiros e internacionais e poucas redes entre os autores, de um modo geral. A análise epistemológica dos artigos publicados em periódicos demonstrou: a) predominância de citação de artigos publicados em periódicos (74,7%); b) estudos de campo como principal estratégia metodológica (50%); c) predominância no uso de conceitos - poucos trabalhos utilizaram teorias - como plano de fundo das pesquisas (97,1%); e d) predominância de paradigma funcionalista (94,1%). Ao longo dos anos se observou tendência de crescimento no número de publicações sobre o tema, principalmente no Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i3.13363

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.