Gestão de Custos Interorganizacionais: Um Estudo Bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i3.13363Resumo
O objetivo deste artigo é identificar o perfil da produção científica, no Brasil e internacionalmente, acerca da Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI). Este estudo se apresenta na forma de uma pesquisa bibliométrica, embasada em pesquisa bibliográfica, por meio da análise de trabalhos publicados em eventos nacionais e em repositórios eletrônicos. Foram identificados 55 trabalhos que discorrem sobre a GCI e uma baixa quantidade de autores que publicaram (73 autores), sendo que 28 são nacionais e 45 internacionais. Cooper e Slagmulder são os autores internacionais mais produtivos enquanto Souza e Rocha são os autores com maior número de publicações no Brasil. Sociogramas demonstraram as relações existentes entre os autores dos trabalhos, evidenciando a não ocorrência de relações entre os autores brasileiros e internacionais e poucas redes entre os autores, de um modo geral. A análise epistemológica dos artigos publicados em periódicos demonstrou: a) predominância de citação de artigos publicados em periódicos (74,7%); b) estudos de campo como principal estratégia metodológica (50%); c) predominância no uso de conceitos - poucos trabalhos utilizaram teorias - como plano de fundo das pesquisas (97,1%); e d) predominância de paradigma funcionalista (94,1%). Ao longo dos anos se observou tendência de crescimento no número de publicações sobre o tema, principalmente no Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.