Água: Único Fator a Influenciar o Preço da Energia no Mercado Spot?

Vinicius Mothé Maia, Bruno Lessa Meireles, Marcelo Cabús Kl¶tzle, Antonio Carlos Figueiredo Pinto, Leonardo Lima Gomes

Resumo


A geração de energia elétrica brasileira é baseada na geração hidrelétrica, causando uma dependência do regime de chuvas que resulta em possíveis situações de estresse energético, como o racionamento vivido no início do século e a crise hídrica recente (2014). Esses momentos de escassez de água são acompanhados pelo aumento do preço da energia, que acaba por impactar a economia como um todo. Sendo assim, é relevante compreender quais fatores do Sistema Elétrico Brasileiro impactam o preço da energia e a importância de cada um desses fatores. O presente estudo buscou então analisar quais são as variáveis chave que influenciam o preço da energia no mercado spot de acordo com dados publicados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Os dados analisados compreenderam o período de julho de 2001 à julho de 2014 e foi empregada uma metodologia de regressão múltipla conjuntamente com séries temporais. Os resultados assinalam para uma relação inversamente proporcional entre a vazão natural dos rios, associada às chuvas, e o preço da energia. Eles também apontam uma relação inversamente proporcional entre o potencial energético armazenado nos reservatórios e o preço da energia elétrica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13371

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.