Água: Único Fator a Influenciar o Preço da Energia no Mercado Spot?
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13371Resumo
A geração de energia elétrica brasileira é baseada na geração hidrelétrica, causando uma dependência do regime de chuvas que resulta em possíveis situações de estresse energético, como o racionamento vivido no início do século e a crise hídrica recente (2014). Esses momentos de escassez de água são acompanhados pelo aumento do preço da energia, que acaba por impactar a economia como um todo. Sendo assim, é relevante compreender quais fatores do Sistema Elétrico Brasileiro impactam o preço da energia e a importância de cada um desses fatores. O presente estudo buscou então analisar quais são as variáveis chave que influenciam o preço da energia no mercado spot de acordo com dados publicados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Os dados analisados compreenderam o período de julho de 2001 à julho de 2014 e foi empregada uma metodologia de regressão múltipla conjuntamente com séries temporais. Os resultados assinalam para uma relação inversamente proporcional entre a vazão natural dos rios, associada às chuvas, e o preço da energia. Eles também apontam uma relação inversamente proporcional entre o potencial energético armazenado nos reservatórios e o preço da energia elétrica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.