“Trabalhar É Manter-Se Vivo”: Envelhecimento e Sentido do Trabalho para Docentes do Ensino Superior

Rejane Prevot Nascimento, Débora Vargas Ferreira Costa, Maria Nair Rodrigues Salvá, Renan Gomes de Moura, Lutumba António Sebastião Simão

Resumo


Diante das mudanças no perfil demográfico da população brasileira, com a elevação no número de idosos, o tema envelhecimento populacional tem sido bastante estudado por áreas das Ciências Humanas e da Saúde. No entanto, ainda encontra-se uma grande lacuna no que diz respeito a esses estudos na área de Administração. O objetivo do presente artigo é compreender o sentido do trabalho para o professor idoso de ensino superior. Com a finalidade de dar suporte ao estudo, são resgatadas teorias acerca da centralidade do trabalho, envelhecimento e sentido do trabalho, aposentadoria e sobre a docência. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de pesquisa de campo. O corpus de entrevistados foi composto por 16 docentes. As entrevistas realizadas em profundidadeforamanalisadas por meio do método da análise de conteúdo. Pôde-se perceber que o trabalho para os sujeitos entrevistados é algo de extrema importância, que a aposentadoria é indesejada e temida e que os professores sentem preconceito no trabalho por conta de sua idade. Nas relações de gênero existentes no ambiente profissional, evidenciou-se a existência de preconceito não declarado por parte dos homens frente ao trabalho feminino

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DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13382

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Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.