“Trabalhar É Manter-Se Vivo”: Envelhecimento e Sentido do Trabalho para Docentes do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13382Resumo
Diante das mudanças no perfil demográfico da população brasileira, com a elevação no número de idosos, o tema envelhecimento populacional tem sido bastante estudado por áreas das Ciências Humanas e da Saúde. No entanto, ainda encontra-se uma grande lacuna no que diz respeito a esses estudos na área de Administração. O objetivo do presente artigo é compreender o sentido do trabalho para o professor idoso de ensino superior. Com a finalidade de dar suporte ao estudo, são resgatadas teorias acerca da centralidade do trabalho, envelhecimento e sentido do trabalho, aposentadoria e sobre a docência. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de pesquisa de campo. O corpus de entrevistados foi composto por 16 docentes. As entrevistas realizadas em profundidadeforamanalisadas por meio do método da análise de conteúdo. Pôde-se perceber que o trabalho para os sujeitos entrevistados é algo de extrema importância, que a aposentadoria é indesejada e temida e que os professores sentem preconceito no trabalho por conta de sua idade. Nas relações de gênero existentes no ambiente profissional, evidenciou-se a existência de preconceito não declarado por parte dos homens frente ao trabalho femininoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.