Perspetiva dos Consumidores do Norte de Portugal Face à Responsabilidade Social Empresarial

Authors

  • Maria José Silva Faria Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i3.13385

Abstract

A prática da responsabilidade social tem vindo, particularmente nas últimas décadas, a cultivar uma sociedade mais consciente no bem comum e na sustentabilidade das gerações futuras. Assim, não é de estranhar que alguns consumidores procurem responder positivamente a ações de responsabilidade social. É objetivo deste estudo verificar se os consumidores do norte de Portugal, maiores de 18 anos, são influenciados pela responsabilidade social nos consumos realizados em três segmentos de compras: comércio a retalho, feiras e mercados e nos centros comerciais e, em que medida a responsabilidade social consegue influenciar a perceção de valor e a intenção de compra desses consumidores. Para o efeito foram aplicados 1804 questionários a consumidores pertencentes aos três grupos comerciais/empresariais citados. Os questionários foram todos validados aplicando-se uma análise fatorial. Os resultados demonstraram que: 1) os consumidores dos grupos a retalho e centros comerciais têm maior propensão para adquirirem produtos de empresas/marcas socialmente responsáveis; 2) os consumidores do grupo feiras e mercados não se mostraram tão sensíveis à questão da responsabilidade social, mas mais ao preço dos produtos e em alguns casos, diminutos, à sua qualidade.

Author Biography

Maria José Silva Faria, Universidade de Santiago de Compostela

Doutora em Ciências Econômicas e Empresariais

Published

2016-12-13

Issue

Section

Artigos