Perspetiva dos Consumidores do Norte de Portugal Face à Responsabilidade Social Empresarial

Maria José Silva Faria

Resumo


A prática da responsabilidade social tem vindo, particularmente nas últimas décadas, a cultivar uma sociedade mais consciente no bem comum e na sustentabilidade das gerações futuras. Assim, não é de estranhar que alguns consumidores procurem responder positivamente a ações de responsabilidade social. É objetivo deste estudo verificar se os consumidores do norte de Portugal, maiores de 18 anos, são influenciados pela responsabilidade social nos consumos realizados em três segmentos de compras: comércio a retalho, feiras e mercados e nos centros comerciais e, em que medida a responsabilidade social consegue influenciar a perceção de valor e a intenção de compra desses consumidores. Para o efeito foram aplicados 1804 questionários a consumidores pertencentes aos três grupos comerciais/empresariais citados. Os questionários foram todos validados aplicando-se uma análise fatorial. Os resultados demonstraram que: 1) os consumidores dos grupos a retalho e centros comerciais têm maior propensão para adquirirem produtos de empresas/marcas socialmente responsáveis; 2) os consumidores do grupo feiras e mercados não se mostraram tão sensíveis à questão da responsabilidade social, mas mais ao preço dos produtos e em alguns casos, diminutos, à sua qualidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i3.13385

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.